Topo

Sobre as Águas

Resultados da II Virtual Skipper Brasil Cup

Antonio Alonso

10/05/2020 10h16

Terminou na noite desta quarta-feira o  II Virtual Skipper Brasil Cup, evento virtual online de Vela de Oceano do game Virtual Skipper, febre entre os amantes e praticantes do esporte que tem mais de 330 mil velejadores cadastrados no mundo todo.
O paulista de São Sebastião, Samuel Solano, Instrutor da Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela (SP),  terceiro do ranking mundial na categoria Team Race do Virtual Skipper, fez uma fase final quase perfeita com o thinkinghard vencendo três das seis regatas e com 15 pontos com seu derrotou o chileno Luis Romero por um ponto. O gaúcho Otavio da Fonseca, com o Booma, fechou o pódio. Todos os três primeiros receberam vouchers da NAUTOS revertidos em produtos da loja.
O evento contou com 47 velejadores de todo país mais Suécia e Argentina que competiram entre si na primeira semana separados em grupos. Os 16 melhores disputaram a Série Ouro nas regatas finais na segunda e na noite desta quarta-feira. Os demais foram divididos nas Séries Prata e Bronze. A Série Ouro teve as presenças do campeão mundial da classe Snipe em 2019, Henrique Haddad, o Gigante, que terminou em sétimo lugar no geral com o FullAHead. Gigante está em campanha Olímpica para disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio na classe 470. Campeão Mundial dos Jogos Militares em 2011, Mário Trindade terminou em nono com o SuperMarioBRA e Pedro Trouche, campeão da Stars Sailors League em 2018 na classe Star, superando o multicampeão olímpico, Robert Scheidt, na campanha em Nassau, nas Bahamas, competição que reúne os dez melhores de cada classe na temporada. Trouche disputou o Virtual Skipper Brasil Cup com o Bolder53 e finalizou em 13º.

"Cai em um grupo com bons velejadores e não foi fácil, mas consegui dois bons resultados e no último dia velejei sem muita margem para erros na grande final", disse Samuel que disputa o game Virtual Skipper desde 2008. Na vida real ele é Instrutor da escola de vela de Lars Grael em Ilhabela (SP), juiz estadual em São Paulo e participa da comissão de regatas de expressão nacional: "No mar velejo de monotipo, em diversas classes que a escola de vela dispõem, laser, dingue e snipe. Na vida real não sou competidor, no virtual tenho um perfil competidor pois consigo unir habilidades de Team Race, Match Race e Fleet e isso ajuda muito na hora de competir".

"Para o último dia de regata tive que velejar no modo segurança,  largar bem e correr menos riscos, pois já tinha um resultado alto que seria provavelmente meu descarte. Na primeira regata, larguei mau, mas passei por trás da flotilha e fui atrás do vento e acabei sendo premiado com boas rajadas e venci a regata. Na segunda regata, na condição de vento fraco, fiz uma largada linda e venci de ponta a ponta, assim assumindo a ponta do campeonato. Para a terceira e última da série eu velejei mais relaxado, até que larguei bem mas o vento, corrente e nervosismo me fizeram montar a primeira bóia entre os últimos e meu concorrente mais próximo para o título lá na frente, aí recuperei algumas posições e acabei em décimo, por sorte meu concorrente mais próximo foi sexto e no somatório levei a melhor por diferença de um ponto".

Samuel agradeceu ao organizador Francisco Freitas, gaúcho, membro do barco San Chico e medidor da ABVO (Associação Brasileira Veleiros de Oceano): "Agradecer ao Chico e equipe pela atitude de organizar um evento de vela virtual neste momento onde os velejadores e pessoas do mar não podem fazer o que mais gostam".
Novas edições do Virtual Skipper Brasil Cup e torneio dos campeões ao fim do ano
Freitas comemorou a realização do evento e anunciou novas etapas e também o torneio dos campeões em dezembro, a 'Star Sailors League' do game: "Foi fora de série, todos elogiando, me esmerei na organização, e pro próximo será ainda melhor. Nosso evento não perde para nenhum internacional, nível técnico muito bacana, estou bem contente com o resultado, contou com transmissão ao vivo no Youtube, isso ajuda a divulgar a vela e vela virtual. Ideia é ter um campeonato por mês e dezembro ideia é ter os campeões ao longo do ano competindo entre si igual ao Star Sailors League com os dez melhores do ano e alguns convidados. Temos tempo para trabalhar, terá eliminatórias e um Match Race no final. Está dando resultado".
Confira a classificação final do II Virtual Skipper Brasil Cup 
Série Ouro
1 – thinkinghard EVI SAMUEL SOLANO 15.0
2 – LUIS ROMEROABARCA-CHILE CHILE LUIS ROMERO ABARCA 16.0
3 – BOOMA VSG OTAVIO DA FONSECA 20.0
4 –   PCosta BRA IATE CLUBE DA PARAÍBA PAULO COSTA  23.0
5 – BRA2244666 VDS REGIS FERNANDO SILVA  26.5
6 – Goffe VSR GOFFE HALLMAN 28.0
7 – FullAhead ICRJ HENRIQUE HADDAD 28.0
8 – RONDINA BRASIL ICB FELIPE RONDINA 30.5
9 – SuperMarioBRA MARIO TRINDADE  31.0
10 – Bligh MANOLO BUNGE  32.0
11 – BICHO SOLTO IATE CLUBE PELOTAS LEONARDO MAGALHAES DUARTE  48.0
12 – USGR RGYC RODRIGO RODRIGUES  50.0
13 – Bolder53 CNC – CHARITAS PEDRO TROUCHE  52.0
14 – Tonel ICAR PEDRO SEIVALOS  54.0
15 –  N.CAVALLI VDS FERNANDO CAVALLI  85.0
16 – Pirata RGYC LUIZ EDUARDO SOKOLNIK  85.0
Série Prata
1 – Mutley BRA013 ICS ALEXANDRE MARIN 20.0
2 – Keep Flying ESCOLA NAVAL DIEGO BOMFIM DE SOUZA 21.0
3 – FURACAO BSBVSK5 NAVAL DE BRASILIA RODRIGO MARCA 21.0
4 – Guivest Bra 013 ICS GUILHERME VESTPHAL  23.0
5 – LéoPatané BRA 013 CIR LEONARDO PATANÉ 25.0
6 – @movomodo VDS LUCAS OESTERGREN  26.0
7 – Bigode JANGADEIROS ANDREY KNEIPP  35.0
8 – BRA/SP PERA NAUTICA Claudio Teixeira 37.0
9 – BIRO BIRO P27 PAULO NETO 44.0
10 – ATA Xama ICB CEZAR CASTRO 45.0
11 – MARINHO NETO ANTONIO NETO 46.0
12 – Pedrada YCB FELIPE PEDREIRA  48.0
13 –  Ale_Ferraz FEVESP ALEXANDRE FERRAZ 51.0
14 –  MARLIM GVEN PAULO DONARIO 57.0
15 –  Milkshake2 IATE CLUBE JARDIM GUANABARA VINICIUS MARINS 75.0
16 –  LOMBARDI ICRJ LOMBARDI 85.0
Série Bronze (Resultado ainda sob análise por conta de protesto de velejador, será divulgado nas redes sociais da ABVO @abvobrasil e facebook.com/NovaAbvo)
O II Virtual Skipper Brasil Cup contou com o patrocínio da NAUTOS e os apoios da ABVO, da CBVela e da Federação de Vela do Rio Grande do Sul. Mais informações podem ser coletadas no portal https://bordocerto.com.br/virtualskipper

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas