Topo

Deu a lógica na Class40

Antonio Alonso

14/11/2019 03h17

O barco Crédit Mutuel, tripulado pelos franceses Ian Lipinski e Adrien Hardy, foi corado campeão da categoria Class40 em Salvador (BA).

Com isso, a edição 2019 da Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre definiu todos os campeões nas três classes inscritas.

A prova teve ao todo 8 mil quilômetros e largou de Le Havre, na França, com 59 barcos, sendo 27 da Class40.

Além do Crédit Mutuel, os outros campeões foram: Groupe GCA – Mille et un sourires, na Multi50, e Apivia, na IMOCA.

O Crédit Mutuel fez o percurso em 17 dias, 16 horas e 21 minutos. A dupla francesa estava literalmente mais rápida que as demais.

O modelo novo da JPS conseguiu mais uma façanha antes de atracar Baía de Todos-os-Santos.

Na passagem pelos ventos alísios do Atlântico, o Class40 navegou 415,86 milhas a uma velocidade média de 17,3 nós.

Recorde de milhas velejadas em 24h

A antiga era de 377,7 milhas náuticas VandB de 2017.

O veleiro foi lançado em agosto desse ano.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas