Topo

Um IMOCA atrás do outro

Antonio Alonso

10/11/2019 18h34

A regata Transat Jacques Vabre Normandie Le Havre 2019 para a classe IMOCA 60 teve um dos resultados mais equilibrados de sua história com os primeiros chegando com menos de 15 horas entre eles. 

Com 29 barcos na disputa entre Le Havre, na França, e Salvador, no Brasil, a categoria se consolidou no hall das principais classes da vela oceânica mundial.

A competição trouxe às águas da Baía de Todos-os-Santos os modernos veleiros da IMOCA, incluindo os cinco novos modelos equipados com hidrofólios que fazem as embarcações ganharem mais velocidade.

Além da Transat Jacques Vabre, a IMOCA está presente em outros dois eventos de ponta da modalidade, como Ocean Race e Vendée Globe, mostrando sua força.

O campeão desta temporada foi o moderno Apivia, que chegou no sábado (9).

No domingo (10), apenas 6 minutos separam PRB e Charal.

Ao todo, sete barcos de 60 pés cruzaram a linha só no domingo (10).

 

Os IMOCAs estão expostos nos píeres do Terminal Turístico da Bahia, atrás do Mercado Modelo.

Acompanhe as chegadas ao vivo no Facebook da Transat Jacques Vabre

 

 

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas