Topo
Sobre as Águas

Sobre as Águas

Volta ao Mundo é evento especial da World Sailing

Antonio Alonso

08/10/2019 23h41

A The Ocean Race passa a ter a chancela da World Sailing de evento especial da modalidade. A entidade máxima da vela mundial reconheceu a força da regata de volta ao mundo, um dos desafios mais difíceis do esporte.

A competição terá duas classes em disputa nos mares do planeta. Ao lado da VOR65 entra o monotipo IMOCA60, barco com alta tecnologia e usado em grandes regatas oceânicas.

A Ocean Race está programada para começar em Alicante, Espanha, no quarto trimestre de 2021, e terminar em Gênova, Itália, na metade de 2022.

As cidades-sede estão sendo definidas, mas a organização já confirmou também Aarhus (Dinamarca), Haia (Holanda), e Cabo Verde como stopovers.

A regata de volta ao mundo é um dos seis eventos especiais sancionados pela World Sailing ao lado de SailGP, World Match Racing Tour, o PWA World Tour, a Star Sailors League e os eventos mundiais de freestyle da Associação Global de Kite.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas