Topo
Sobre as Águas

Sobre as Águas

Pesquisa da SIVI

Antonio Alonso

03/10/2019 09h48

O comitê organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela agradeceu os velejadores e a comunidade da vela que participaram da pesquisa de avaliação da edição de 2019.

Os representantes do evento leram e avaliaram os resultados. Os participantes das regatas e a comunidade da vela oceânica responderam uma série de perguntas sobre a competição, que ocorreu de 13 a 20 de julho.

A pesquisa avaliou a estrutura do Yacht Club de Ilhabela (YCI), elogiada por mais de 80% dos entrevistados, além das raias, organização técnica, produção, comunicação e atrações dentro e fora do clube. As sondagens foram de 1 a 4, ou seja, onde 1 quer dizer insatisfeito e 4 muito satisfeito.

Os velejadores também indicaram em sua maioria a opção das datas de 2020 da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. A 47ª edição do principal evento da modalidade na América do Sul será realizada de 4 a 11 de julho.

A competição será antecipada em uma semana em relação ao ano de 2019 em função dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, que serão disputados de 24 de julho e 9 de agosto.

"Analisamos todos os resultados e, na medida do possível, atenderemos as sugestões. Esse feedback é muito importante para nós".

"Ouvir o nosso público é importante para fazer a próxima edição ainda melhor. O desafio de fazer a competição é muito grande, mas a equipe de profissionais envolvida e, principalmente, o apoio da Prefeitura de Ilhabela, colocam a Semana de Vela no hall das principais regatas da América, um evento imperdível para os velejadores brasileiros", disse Mauro Dottori, organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela e diretor do YCI.

Por meio da pesquisa, o comitê organizador também buscou saber sobre a possibilidade de fazer a regata 'Vela do Amanhã' em 2020. A prova, que seria no dia de folga pós Alcatrazes, com os alunos da Escola de Vela de Ilhabela foi cancelada devido às condições meteorológicas.

A análise também mostrou que a maioria quer regatas todos os dias da semana, exceto no descanso após a prova mais longa do calendário, como a já citada Alcatrazes. A porcentagem foi 78,57. A outra opção era reinicio na quarta-feira.

"Organizar a Semana de Vela é um grande desafio que começa bem antes das regatas de julho. O número de pessoas envolvidas é muito maior do que os mais de mil velejadores. Eles se juntam aos profissionais de produção, logística e segurança, além do grupo de árbitros e fiscais em Ilhabela", completou Vanessa Lombardi, diretora da Full Time Eventos.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas