Topo
Sobre as Águas

Sobre as Águas

Semana de Vela 2020

Antonio Alonso

09/09/2019 13h49

O comitê organizador da Semana Internacional de Vela de Ilhabela confirmou a data oficial das regatas de 2020 em Ilhabela (SP).

A 47ª edição do principal evento da modalidade na América do Sul será realizada de 4 a 11 de julho.

A competição será antecipada em uma semana em relação ao ano de 2019 em função dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, que serão disputados de 24 de julho e 9 de agosto.

O evento de 2019 contou com 120 barcos espalhados por nove classes. O campeão da ORC deste ano foi o Pajero, comandado por Eduardo Souza Ramos, que levou seu 11º título da Semana de Vela.

A conquista veio após uma disputa acirrada com o Crioula, que tem o atleta olímpico Samuel Albrecht, representante brasileiro na classe NACRA, como tático.

"A edição 2019 foi de alto nível técnico e com uma organização de excelência. Dentro e fora d'água conseguimos entregar a melhor experiência aos velejadores e participantes, tanto no Yacht Club de Ilhabela e no Race Village".

"O apoio da Prefeitura de Ilhabela e dos patrocinadores também foi fundamental para a realização da Semana Internacional de Vela de Ilhabela'', disse Mauro Dottori, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

Os representantes da Semana Internacional de Vela de Ilhabela já trabalham no planejamento das ações da próxima edição, que terá sua abertura esportiva oficial com o Desfile dos Barcos e a regata de longo percurso Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil.

Foto: Marcos Mendez

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas