Topo

Sobre as Águas

15 anos da Class40

Antonio Alonso

19/02/2019 13h06

A Class40, categoria presente em grandes regatas de oceano internacionais como Transat Jacques Vabre e Rota do Rum, completa 15 anos de atividade.

São 157 barcos na raia e o número deve atingir 160 ainda em 2019.

A Associação Class40 comemora o recorde de barcos presentes em vários campeonato e projeta um título para o melhor do ano de 2019.

A primeira competição do ano com o Class40 será a RORC Caribbean 600 com 10 veleiros.

Ao todo, os barcos da categoria devem percorrer 12.000 milhas em seis competições. Além da RORC Caribbean, os monocascos de 40 pés estarão na Défi Atlantique, Canal da Normandia, Les Sables Horta, Rolex Fastnet Race e Transat Jacques Vabre.

No Brasil, duas duplas apostaram na categoria na Trasnat Jacques Vabre.

Em 2015, o campeão olímpico Edu Penido e o empresário Renato Araújo encararam a travessia entre Le Havre (França) e Itajaí (SC) a bordo do Zetra.

Na temporada seguinte, em 2017, o Mussulo 40 Angola Cables tinha o médico José Guilherme Caldas e baiano Leo Chicourel.

A última citada, também conhecida como Rota do Café, vai parar na Bahia mais uma vez!

Desde o surgimento em 2004, o objetivo original da classe era tornar as regatas de oceano acessíveis a velejadores amadores. O sucesso a levou além desses parâmetros, com mais e mais atletas profissionais atraídos por ele. Parte desse interesse é a regra simples e rígida, que mantém os custos baixos.

Há um número cada vez maior de barcos sendo construídos na França e no exterior.
Campeonatos de 2019:

– RORC Caribbean 600 (600nm) – 18 de fevereiro

– Défi Atlantique (3500nm) – 23 de março

– Canal da Normandia (1000nm) – 19 de maio

– Les Sables Horta (2500nm) – 30 de junho

– Rolex Fastnet Race (600nm) – 3 de agosto

– Transat Jacques Vabre (4350) – 27 de outubro
Jean-Marie Liot / ALeA / TJV2017

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas