Topo
Sobre as Águas

Sobre as Águas

Classe C30 tem três vencedores diferentes em três regatas em Ilhabela

Antonio Alonso

26/11/2018 14h16

eCycle +Realizado: velocidade e vitória (Aline Bassi / Balaio de Ideias)

Regata Volta à Ilha – Sir Peter Blake, que deveria ser disputada em 24 de novembro, ficou para o próximo sábado (1º/12) devido à falta de condições de vento conforme exige o percurso de 40 milhas (70km). Classe C30 correu três regatas neste fim de semana no Canal de São Sebastião com vitórias de três barcos diferentes: Caiçara UV.Line, eCycle +Realizado e Kaikias Maserati. Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica de 2018 – será finalizada no próximo fim de semana.

O vento sudoeste (200°) entre 12 e 15 nós permitiu que as regatas fossem disputadas mais ao centro do canal, com largada e chegada em frente ao Pier da Vila. O desafio para as tripulações ficou ainda maior devido à correnteza. Com uma prova no sábado e duas no domingo, a briga da Classe C30 na etapa ficou acirrada. Caiçara UV.Line e eCycle +Realizado somam sete pontos perdidos, contra oito de Kaikias Maserati e Caballo Loco.

No empenho das tripulações para tentarem superar o líder da temporada e atual tricampeão, Caiçara UV.Line, o barco eCycle +Realizado conquistou expressiva vitória neste domingo. "Percebemos que havia forte correnteza de sul no canal e na hora da largada optamos por uma tática diferente em relação aos outros barcos. Partimos rumo a São Sebastião, enquanto os demais optaram por velejar junto a Ilhabela. A regata nos mostrou que tomamos a decisão correta. Foi o que nos levou à vitória", afirmou Ricardo Apud, trimmer (responsável pelas velas) do eCycle +Realizado.

"A segunda regata de domingo foi ainda mais competitiva, com os barcos praticamente juntos. Sofremos uma penalidade por esbarrarmos na boia e mesmo assim chegamos em terceiro lugar. Na prova de sábado, o vento rondado trouxe muitas dificuldades. Tivemos de fazer ajustes de última hora no barco, mas conseguimos um terceiro lugar. Andamos muito bem, o que nos motiva ainda mais para o próximo fim de semana", relata Apud.

A nova programação para 1º e 2 de dezembro prevê Regata Volta à Ilha – Sir Peter Blake no sábado e premiação da etapa e da temporada no domingo, no Yacht Club Ilhabela. Nas demais classes em disputa na Copa Suzuki, os líderes da última etapa são: Ginga (HPE 25), Montecristo (IRC), Zeus (RGS) e Kabulete (Bico de Proa).

Classificação da 4ª Etapa após três regatas

1 – Caiçara UV.Line (Marcos Cesar): 1+2+4 = 7 pontos perdidos

2 – eCycle +Realizado (José Luiz Apud): 3+1+3 = 7 pp

3 – Kaikias Maserati (Eduardo Mangabeira): 4+3+1 = 8 pp

4 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 2+4+2 = 8 pp

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.