Topo

Sobre as Águas

Alcatrazes rápida e molhada

Antonio Alonso

20/07/2018 13h28

A Semana de Vela de Ilhabela começa neste sábado (21) com as regatas de longo percurso Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, Ilha de Toque-Toque por Boreste e Renato Frankenthal.
E a expectativa para os 120 barcos inscritos é de quebra de recordes, em provas rápidas e com muita água.
A previsão do tempo indica uma entrada de frente fria a partir das 11h. Totalmente diferente do registrado na véspera, quando os termômetros registraram 28 graus na ilha.
O recorde da regata Alcatrazes por Boreste é do Camiranga, que completou o percurso em 6 horas, 4 minutos 03 segundos, em 2015.
Já no ano passado, o barco Pajero foi o Fita Azul com 6 horas, 6 minutos e 37 segundos e o melhor desempenho da história da prova, já que tem 40 pés, 25 a menos que o Camiranga.
"Neste horário a temperatura deverá cair de 26 para 22°C e assim se manterá pelo resto do dia. O vento deverá variar entre 18 e 25 nós a partir da entrada da frente até o final da tarde, quando diminui e poderemos ter chuvisco", contou João Hackerott, meteorologista da Semana de Vela de Ilhabela.
"Temos hoje um sistema de baixa pressão se formando no interior da Argentina, e ele deverá se intensificar rapidamente e formar uma frente fria que varrerá o sul do Brasil na sexta feira. Acredito que a maioria dos velejadores já estejam de olho neste sistema, pois ele definirá como será a regata de Alcatrazes", explicou o meteorologista João Augusto Hackerott. O especialista estará todos os dias no Race Village falando sobre a previsão do dia seguinte das regatas às 18h .
 Mais de 50 baleias já foram registradas na raia da Semana de Vela de Ilhabela nos últimos dias. As jubartes estão no seu caminho tradicional para Abrolhos (BA) e podem se aproximar dos 120 barcos na disputa
"Os velejadores devem ficar atentos. Como a previsão é de entrada de frente fria, a visibilidade pode ficar menor e todo cuidado é pouco", disse Julio Cardoso, diretor de meio ambiente do Yacht Club Ilhabela.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas