PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Campeão Loyal retorna às regatas da C30 em Ilhabela após dois anos

Antonio Alonso

18/07/2018 17h07

Duelo entre Loyal Red Nose (06) e Caiçara UV.Line (09)em Ilhabela (Marcos Méndez / SailStation)

O campeão voltou. O jargão típico do futebol, adotado pelas torcidas de times em ascensão pode ser perfeitamente aplicado à Classe C30 na vela oceânica. Depois de dois anos, o Loyal está de volta à Semana de Vela de Ilhabela, de 21 a 28 de julho. Com estigma de vencedor, o barco acumula três títulos na competição e quatro no Campeonato Brasileiro de C30.

A última competição do Loyal foi a Semana de Vela de 2016, quando conquistou o terceiro lugar no Grand Prix da classe. Em 2015, o barco venceu duas competições simultaneamente: Semana de Vela e Campeonato Brasileiro. "Nosso retorno é pontual. Queremos muito correr em Ilhabela. O esforço foi intenso para colocarmos o barco na água novamente. Depois, vamos ver o que acontece", afirma o comandante Marcelo Massa.

A volta do Loyal à Semana de Vela foi viabilizada pelo apoio de Red Nose, roupas e acessórios esportivos. A marca já havia patrocinado o Loyal de 48 pés, anterior ao atual C30 (30 pés), vencedor da classe ORC na Rolex Ilhabela Sailing Week de 2009. A tripulação do Loyal para o retorno às regatas tem uma nova formação, com velejadores experientes, porém, juntos pela primeira vez.

"Apesar da experiência da equipe, difícil dizer se podemos ganhar. Estou parado há dois anos, mas o equilíbrio entre os barcos da C30 abre chances para todas as tripulações. Essa é a emoção da classe. Seria muita pretensão dizer que vou ganhar, mas espero velejar de igual para igual com os adversários", avalia o comandante do Loyal.

O timoneiro Massa terá em sua equipe três ilhabelenses: o tático Juninho de Jesus, atual campeão brasileiro da Classe HPE 25, além de Nenê e Matheus. Outros três tripulantes vêm de outros estados: Bruno de Bernardi (SC) será o trimmer (responsável pelas velas), Alexandre Leal (RS) fará a secretaria e Felipe Haddad (RJ), ficará na proa.

A flotilha da C30 terá sete embarcações em Ilhabela, número expressivo para uma classe one design. O campeão brasileiro de 2016, Zeus, virá de Florianópolis para se juntar aos "irmãos" paulistas. A disputa terá ainda, o Caiçara, atual campeão da Semana de Vela, Caballo Loco, eCycle +Realizado, Barracuda e Kaikias, que também correrão o Campeonato Brasileiro de C30, de 24 a 27 de julho em Ilhabela.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas