Topo

Sobre as Águas

Brasil terá Circuito Nacional de Kite e Wind

Antonio Alonso

04/07/2018 11h13

Modalidades terão calendário próprio de eventos a partir deste ano, de olho nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

O inverno mal começou no Brasil, mas vai dar praia para quem curte a vela. Numa parceria entre a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Associação Brasileira de Windsurfe (ABWs) e a Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), será criado o Circuito Brasileiro de Kite e Windsurfe, que terá a primeira etapa nos dias 27, 28 de 29 de julho, no paradisíaco pico de Icaraí de Amontada, no litoral do Ceará. O calendário 2018 prevê ainda disputas no Rio de Janeiro, em outubro; e Florianópolis, em novembro.

Foto: Chico Rasta

Patrícia Freitas, atualmente windsurfista número 1 do Brasil. Foto:  © Richard Langdon/Sailing Energy/World Sailing

"É uma enorme satisfação para nós a criação desse circuito, em parceria com a ABWs e a ABK. De um lado, temos o kitesurfe, que foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e é a grande novidade da vela. E do outro temos o windsurfe, que tem tradição. São classes que inspiram a participação de novos praticantes no nosso esporte", afirma Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

Antes mesmo de Paris 2024, o kitesurfe já tinha sido incorporado no programa dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018; e na disputa dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.

A primeira etapa, no Ceará, terá como base a Casa Janjão e vai reunir cerca de 70 atletas nas seguintes categorias:

  • Kitesurfe Foil (masculino e feminino)
  • Kitesurfe Foil Tubular (masculino)
  • Kitesurfe Bidirecional (masculino e  feminino)
  • Windsurfe Slalom

A competição será válida como 1ª etapa do Brasileiro de Kite Foil, Campeonato Cearense de Kite Bidirecional e como uma das etapas do Cearense de Windsurfe Slalom.

Confira o calendário previsto das etapas do 1º Circuito Brasileiro de Kite e Windsurfe:

– 1ª etapa. Icaraí de Amontada (Ceará), de 27 a 29 de julho

– 2ª etapa. Rio de Janeiro (RJ), outubro

– 3ª etapa. Florianópolis (SC), 18 a 24 de novembro

SOBRE A CBVELA

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas