Topo

Sobre as Águas

IMOCA 60

Antonio Alonso

02/07/2018 15h13

IMOCA 60 será o barco usado na Volvo Ocean Race 2021-22.

Em Haia, na Holanda, ícones da modalidade e os novos donos da Volta ao Mundo decidiram pelo veleiro usado na Vandée Globe e na Transat, além de outras regatas, principalmente na França

Projetistas como Guillaume Verdier e Juan Kouyoumdjian – aquele do Ericsson 4 – estavam lá também

Torben Grael avaliou a mudança para IMOCA 60 como positiva, mas que precisa de muito estudo.

Na prática, eles têm uma regra pronta e campeonatos pelo mundo. Mas hoje são veleiros para solitário ou duplas.

 

"É claro que há alguns obstáculos ainda pela frente, mas se conseguirmos unir os dois mundos, será positivo. Essa mudança pode abrir a regata para muitos novos velejadores e cria um calendário muito maior de eventos para as equipes que competem na regra aberta dos 60 pés".

"A vela é um esporte que não é apenas sobre a tripulação, mas também sobre o equipamento, então combinar os dois elementos é o que permite que você diga que está no auge do offshore", disse Juan Kouyoumdjian, que projetou três barcos vencedores da Volvo Ocean Race no passado, inclusive o Ericsson 4 de Torben Grael em 2008-09.

Vamos esperar cenas dos próximos capítulos

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas