Topo

Sobre as Águas

Baleias em Ilhabela

Antonio Alonso

02/07/2018 19h21

As fotos são de Julio Cardoso, diretor de meio ambiente do YCI e membro da Comissão Organizadora da Semana de Vela de Ilhabela.

Segundo o ambientalista, as baleias devem bater recorde pelo litoral norte.

Em 2017 não tivemos baleias na Semana de Vela, mas em 2016 sim. E em 2018?

"As jubartes estão migrando da região da ilha Georgia do Sul e chegaram entre Alcatrazes e Ilhabela, exatamente onde será o percurso da regata de abertura. Geralmente elas chegam em três ou quatro, mas só eu registrei pelo menos quinze nesses três dias, sendo que acreditamos que um total de trinta e cinco baleias chegaram nesse período, passando e parando alguns dias no seu caminho da Antártica até a Bahia", disse Julio Cardoso.

A competição coincide com o período de migração dos animais da Antártica para Abrolhos, arquipélago ao sul da Bahia. A previsão é que o número de baleias baterá recorde nesta temporada.

Desde o fim do mês de junho, as jubartes estão pelo caminho. Mais de 35 baleias foram avistadas e fotografadas.

Neste ano, a prova de 55 milhas será disputada em 21 de julho e pelas contas do especialista, as baleias ainda estarão em migração.

A assessoria de imprensa da Semana de Vela de Ilhabela fez uma entrevista com Julio Cardoso

Ouça o PODCAST com a entrevista completa de Julio Cardoso

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas