Topo

Sobre as Águas

Team Brunel vence na Suécia; Volvo Ocean Race está empatada

Antonio Alonso

14/06/2018 22h39

Leg 10, from Cardiff to Gothenburg, arrivals. 14 June, 2018.

O Team Brunel foi vencedor da décima etapa da Volvo Ocean Race, percurso de 1.300 milhas entre Cardiff (País de Gales) e Gotemburgo (Suécia). Na noite desta quinta-feira (14), a equipe de Bouwe Bekking completou a prova em 4 dias, 5 horas e 12 minutos. O MAPFRE finalizou em segundo lugar, um pouco mais de um minuto atrás – 4 dias, 5 horas e 13 minutos.

"Não fizemos escolhas diferentes e vencemos. Não relaxamos, pois estávamos pouco à frente", contou Bouwe Bekking.

O team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, ficou em terceiro lugar, com 4 dias, 5 horas e 32 minutos de regata. Na sequência chegaram Dongfeng Race Team, Turn The Tide on Plastic e Vestas 11th Hour Racing.

O resultado embola a classificação Volvo Ocean Race 2017-18. MAPFRE e Team Brunel estão empatados agora na liderança com 65 pontos. O MAPFRE leva vantagem no desempate!

"Agora só precisamos vencer a etapa em Haia. Vamos dar nosso melhor", disse Bouwe Bekking ainda a bordo do Team Brunel nas águas de Gotemburgo.

Se o campeonato terminasse hoje, o MAPFRE seria o campeão. A equipe espanhola lidera as In-Port Race Series, que valem como desempate.

Quarto colocado em Gotemburgo, o Dongfeng Race Team tem 64 pontos, incluindo o ponto extra por ter percorrido mais milhas em menos tempo na Volta ao Mundo.

"Eu imagino que para todos os fãs da regata será uma última etapa muito divertida. Vamos dar tudo o que temos, vamos tentar ganhar a etapa ou mais na frente dos outros dois", citou Charles Caudrelier, do Dongfeng Race Team.

Porém a decisão fica para a última etapa. A largada da perna entre Gotemburgo (Suécia) e Haia (Holanda) será no domingo (21). A prova de 700 milhas terá um contorno obrigatório em Aarhus (Dinamarca).

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas