PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Dongfeng Race Team lidera provisoriamente penúltima etapa

Antonio Alonso

11/06/2018 19h19

Leg 10, from Cardiff to Gothenburg, day 2 on board AkzoNobel. 11 June, 2018. Simeon Tienpoint giving Brad Farrand a helping hand

A disputa da décima etapa da Volvo Ocean Race segue bastante acirrada nesta segunda-feira (11), quase 24 horas após a largada de Cardiff (País de Gales) com destino a Gotemburgo (Suécia). Regta terá 1.300 milhas ao todo.

O líder da classificação geral é o que mantém a melhor média de velocidade no início da penúltima perna. O Dongfeng Race Team foi o primeiro a passar pela Fastnet Rock, na ponta sul da Irlanda.

O time chinês tem vantagem de um ponto em relação ao MAPFRE e três do Team Brunel na classificação geral. Por isso, conseguir somar mais pontos nessa etapa pode ser decisivo.

Desde que deixaram a capital galesa, os barcos enfrentam ventos inconstantes e soprando fraco – menos de 10 nós de média.

"Depois do início nos tentamos andar, mas depois estacionamos junto com o MAPFRE", disse Bouwe Bekking, comandante do Team Brunel. "O Dongfeng veio de trás com pressão e pegou a liderança. Lentamente a brisa aumentou durante a noite e tivemos que fazer várias mudanças de vela, que foram perfeitamente cronometradas".

O Team Sun Hung Kai / Scallywag, por exemplo, foi forçado a ancorar na noite passada por causa da maré contrária e do vento fraco.

A menos de cinco quilômetros de distância do Dongfeng, em sexto lugar, o Vestas 11th Hour Racing estava se preparando para fazer todo o possível para pegar seus rivais.

"Tivemos um bom começo e, de repente, tudo foi revertido", disse Jena Mai Hansen, do Vestas 11th Hour Racing. "No momento, ainda podemos ver todo mundo, então só precisamos de um pouco mais para que possamos pegá-los".

Depois de passar pela Fastnet Rock, a flotilha vai por Bull Rock e começará a curva à direita para subir a costa oeste da Irlanda, em ventos contrários.

"Esta perna é complicada", explicou Dee Caffari, do Turn the Tide. "Muita terra em ambos os lados, algumas plataformas de petróleo e parques eólicos. Vai ser um trabalho muito intenso para o navegador".

Leg 10, from Cardiff to Gothenburg, Day 02. 11 June, 2018.

Classificação geral da Volvo Ocean Race

1. Dongfeng Race Team – 60 pontos

2. MAPFRE – 59 pontos

3. Team Brunel – 57 pontos

4. team AkzoNobel – 48 pontos

5. Vestas 11 horas de corrida – 36 pontos

6. SHK / Scallywag – 29 pontos

7. Turn the Tide on Plastic – 26 pontos

** Se houver igualdade na classificação geral, a tabela da In-Port Race Series será usada para desempate.

Classificação geral das In-Port Race Series

1. MAPFRE – 56 pontos

2. Dongfeng Race Team – 49 pontos

4. Team Brunel – 41 pontos

3. team AkzoNobel – 39 pontos

5. Vestas 11 horas de corrida – 26 pontos

6. Sun Hung Kai / Scallywag – 21 pontos

7. Turn the Tide on Plastic – 17 pontos

Leg 10, from Cardiff to Gothenburg, Day 02. 11 June, 2018.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas