Topo

Sobre as Águas

Líderes abrem vantagem na quarta etapa da Volvo Ocean Race

Antonio Alonso

04/01/2018 19h35

Leg 4, Melbourne to Hong Kong, day 03 on board AkzoNobel. Photo by Sam Greenfield/Volvo Ocean Race. 03 January, 2018.

As equipes Dongfeng Race Team e team AkzoNobel – que tem a brasileira Martine Grael como tripulante – ampliaram a liderança na quarta etapa da Volvo Ocean Race 2017-18, perna disputada entre a australiana Melbourne e Hong Kong.

Os dois barcos optaram por navegar mais distantes da costa e conseguiram nas últimas 24 horas abrir mais de 30 milhas de vantagem para o restante dos times que disputam a prova de Volta ao Mundo.

Com estratégia parecida, o Turn the Tide on Plastic assumiu o terceiro lugar. As outras quatro equipes, incluindo o MAPFRE – líder do campeonato, optaram por velejar mais coladas à costa australiana e percorreram menos milhas nesta quinta-feira (4).

"Agora temos uma grande diferença entre nós e o grupo do MAPFRE e Vestas 11th Hour Racing", disse o francês Franck Cammas, do Dongfeng. "Nós ficamos felizes com nossas escolhas ontem. Pensamos sobre o risco antes de fazer, mas deu certo. Isso é bom para a confiança da equipe".

Perto do Dongfeng Race Team, o barco de Martine Grael velejou um pouco mais rápido que os líderes no início da manhã desta quinta-feira pelo Mar de Coral.

"A questão agora é se a gente consegue continuar mantendo distância. Me sinto feliz por competir bem contra Dongfeng e MAPFRE", contou Chris Nicholson, do AkzoNobel.

Embora ainda seja no início do percurso de quase 6 mil milhas náuticas até Hong Kong, esses pequenos avanços de Dongfeng e AkzoNobel podem surtir efeito no final. A previsão de chegada no porto asiático indica 17 de janeiro em diante.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas