Topo

Sobre as Águas

Resultado final da IMOCA na Bahia

Antonio Alonso

22/11/2017 15h15

A edição 2017 da Transat Jacques Vabre – maior regata transatlântica do mundo – foi marcada por mais um recorde na classe IMOCA. Os 13 barcos que largaram de Le Havre, na França, concluíram o percurso. O último foi o Mary – Etamine Du Lys, que cruzou a linha de chegada na Baía de Todos-os-Santos às 14h17 (Horário de Brasília) desta quarta-feira (22).

Nas outras edições, pelo menos um 60 pés ficou pelo caminho. Outra marca batida foi a de melhor tempo da regata até Salvador, na Bahia. O St Michel – Virbac foi o campeão com 13 dias, 7 horas e 36 minutos para 8 mil quilômetros de travessia.

RESULTADO FINAL

1 – St Michel – Virbac  – 13 dias, 7 horas e 36 minutos

2 – SMA – 13 dias, 13 horas e 58 minutos

3 – Des Voiles e Vous! – 14 dias, 1 horas e 31 minutos

4 – Malizia II – 14 dias, 21 horas e 31 minutos

5 – Bastide Otio – 15 dias, 3 horas e 59 minutos

6 – Initiatives-Coeur – 15 dias, 7 horas e 40 minutos

7 – Bureau Valée 2 – 15 dias, 16 horas e 2 minutos

8 – Generali – 16 dias e 34 minutos

9 – La Fabrique – 16 dias, 2 horas e 4 horas

10 – Vivo à Beira – 16 dias, 5 horas e 20 minutos

11 – La Mie Câline-Artipôle – 16 dias, 17 horas e 7 minutos

12 – Newrest – Brioche Pasquier – 16 dias, 21 horas e 41 minutos

13 –  Mary – Etamine Du Lys  – 17 dias, 3 horas e 42 minutos

Sobre a IMOCA

IMOCA é a abreviação de International Monohull Open Class Association. A categoria é usada na volta ao mundo em solitário Vendée Globe. Os 60 pés, com ou sem fólios, estão entre os monocascos de regatas oceânicas mais rápidos da atualidade. A classe está em constante inovação, principalmente na construção do mastro, quilha e dos fólios.

Mas a tecnologia não quer dizer garantia de resultado. O SMA, vice-campeão da IMOCA, é um modelo mais antigo e sem os fólios, que literalmente fazem os barcos planar mais. A dupla Paul Meilhat e Gwenole Gahinet até tentou colocar os fólios, mas optou por seguir somente com a bolina, que é uma lâmina presa à quilha para evitar o deslocamento lateral do barco.

"No início do ano, não sabíamos o que esperar para a Transat Jacques Vabre. As nossas condições eram piores. Não sabíamos se poderíamos pegar pódio. Ficamos surpreendidos com a performance do barco e a posição que conseguimos manter. Foi bastante gratificante terminar em segundo lugar", explicou Gwenole Gahinet, skipper do SMA.

Link das duplas da IMOCA

Atualmente, a classe IMOCA é uma das mais representativas no cenário da vela internacional e mantém uma das comunidades de praticantes mais ativas no mundo. Em 2019, a Transat Jacques Vabre deve ter mais de 20 IMOCA por ser um teste para a Vandée Globe 2020.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas