Topo

Sobre as Águas

Volvo Ocean Race dá início à readequacão dos barcos para 2017-18

Antonio Alonso

05/10/2016 20h33

31

LISBOA, Portugal – O processo de readequaca dos barcos da edição 2017—18 da Volvo Ocean Race tem início em Lisboa, Portugal, novo local do estaleiro principal da regata. Os Volvo Ocean 65s foram utilizados na última competição e serão apenas atualizados no Boatyard. de ir para uma revisão completa antes da próxima edição da Volvo Ocean Race. Uma equipe de especialistas em construção naval já está trabalhando contra o relógio, pois as regatas começam em um pouco mais de um ano. Os barcos passam por um rigoroso processo ajuste para navegar as mais de 45.000 milhas ao redor do planeta. Trabalho em cada um dos sete levará em média 15 semanas. "É eufemismo dizer que estamos em um cronograma desafiador", disse Sam Bourne, chefe de plataforma do Estaleiro. "Nós temos sete barcos para atualizar entre agora e no próximo verão. A cada três semanas um barco vai entrar, e a partir de janeiro de 2017 vamos começar a liberar os veleiros empurrar os barcos para as equipes. Não há um minuto a perder.

Pela primeira vez na história da regata que um processo de readequaca de um conceito de veleiro foi realizada. Será concluído em junho de 2017 – quatro meses antes do início da próxima edição, em outubro de 2017.

"Os barcos terminaram a última edição em boas condições", disse Nick Bice, Diretor de Barcos e Manutenção da Volvo Ocean Race.

O primeiro barco que entra no processo de reequipamento foi usado pelo Dongfeng Race Team na edição 2014-15.

"Quando o barco sair deste processo de re-fit ele vai estar novo, com um novo trabalho de pintura. Você não será capaz de dizer que já estava na água varrendo mais 60.000-70.000 milhas através das condições mais difíceis na terra", disse Bice

A instalação Estaleiro naval, que abriu as portas em Lisboa em maio deste ano, servirá como um centro de treinamento pré-regata para a flotilha, permitindo que as equipes usem as boas condições do Atlântico como teste. Além disso, as equipes poderão treinar no Tejo.

32

33

34

Fotos: Amalia Infante/Volvo Ocean Race

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas