Topo

Sobre as Águas

Star: Tempestade ameaça terceiro dia da "Liga dos Campeões" da Vela

Antonio Alonso

04/12/2015 15h27

No início da tarde desta sexta-feira, dia 4, os juízes mandaram todos os competidores da Star Sailors Cup para terra quando uma tempestade ameaçava se abater sobre a área de regatas. A competição está sendo transmitida ao vivo (veja abaixo), com comentários em inglês. O proeiro brasileiro Bruno Prada é quarto colocado, no barco timoneado pelo neozelandês Hamish Pepper. A competição oferece um prêmio de US$ 200 mil e é considerada a "Liga dos Campeões" da Vela.

Com problemas no leme, brasileiro Jorge Zarif permanece na última colocação

O segundo dia da fase classificatória da Star Sailors League provou para os velejadores de nove nações que estão em Nassau, nas Bahamas, incluindo nove medalhistas olímpicos e campeões mundiais, que a competição à vela pode ser como um jogo de xadrez. As regatas foram extremamente disputadas, com toda a flotilha montando as boias em um único bloco.

Xavier Rohart e Pierre-Alexis Ponsot, da França, começaram o dia na liderança e seguiram assim. Diego Negri e Sergio Lambertenghi, da Itália, também se mantiveram na segunda colocação, enquanto os poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki subiram para terceiro depois de mais um dia bastante consistente. O neozelandês Hamish Pepper, que está velejando com o brasileiro Bruno Prada caiu para quarto, mas segue no topo da lista dos que ganharam o convite VIP para a competição.

Foto: Michel Duvoisin/Divulgação

Rohart e Ponsot, líderes absolutos

Os também convidados VIPs Jochen Schuemann e Ingo Borkowski, da Alemanha, tiveram um dia de estrela, somando um 5º, um 6º e um 1º lugares, o que fez com que eles subissem para a quinta colocação. Os franceses Jean-Baptiste Bernaz/Pascal Rambeau e George Szabo (USA)/Edoardo Natucci (FRA) terminaram o dia em sexto e sétimo respectivamente, a vinte pontos da zona de eliminação.

Três times de VIPs também tiveram um dia excelente, subindo para o top 10: Paul Cayard/Brian Sharp (USA), Toci Stipanovic (CRO)/Massimo Canali (ITA), e Ian Williams/Steve Mitchell (GBR)

Johannes Polgar e Markus Koy (GBR) encerraram o dia na zona de perigo, na 11ª colocação, última posição que se classificará para as quartas de final no sábado. Ivan Gaspic e Ante Sitic (CRO) começaram o dia com uma vitória e terminaram na 12ª colocação, esperando subir mais uma posição nesta sexta-feira.

O drama esteve presente desde o começo do dia, com o juiz Sharon Bourke sinalizando que muitos barcos estavam escapados na largada da primeira regata. Rohart e Ponsot voltaram, achando que estavam escapados, porém a bandeira X continuou em cima, sinalizando que eles não eram os únicos. Na primeira montagem de boia Diaz/Baltins e Kontides/Strube foram desclassificados. A vitória ficou com Gaspic/Sitic. Rohart e Ponsot venceram a regata seguinte e Schuemann e Borkowski levaram a última do dia.

Sergio Lambertenghi

Não estamos 100% certos de que vamos nos classificar, mas temos boas chances. No sábado a disputa começará do zero e cada regata será a última. As quartas de final serão disputadas entre os 11 melhores e de lá acho que vai ser mais fácil chegar na final

Ivan Gaspic

Na Croácia costumamos dizer que "se você vir um pássaro voando, não quer dizer que seja primavera". Hoje fomos um pouco melhor, mas ainda preciso me acostumar um pouco mais com o barco com onda e vento fraco, mas tudo bem, estou ansioso por amanhã. Não estamos em uma colocação ruim e espero que as condições nos ajudem. Não temos nada a perder e é claro que vamos com tudo nas regatas de amanhã!

Jorge Zarif:

Hoje tivemos um problema e abaixamos a vela. Quando fomos subir, mexi o leme e a extensão acabou quebrando ao meio, o que foi um mau começo. Tivemos uma regata não muito ruim, entre os dez primeiros, mas a terceira regata do dia foi tão ruim quanto as do primeiro dia. Ainda assim estou feliz por estar aqui em Nassau, competindo com velejadores incríveis. Só estou um pouco frustrado.

A fase classificatória da Final da Star Sailors League termina nesta sexta-feira, com duas regatas programadas. Os onze melhores passarão para a fase seguinte. Rohart e Ponsot não serão eliminados e, se continuarem em primeiro, passarão direto para as semi-finais. Em 2014, 71 pontos foram suficientes para chegar à final e com isso Gaspic e Sitic e Diaz e Baltins ainda seguem na disputa da grande final, no sábado, valendo um prêmio de $200 mil.

As regatas desta sexta poderão ser assistidas ao vivo no site: www.starsailors.com

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas