Topo

Sobre as Águas

Forte correnteza atrasa barcos na última etapa da Volvo Ocean Race

Antonio Alonso

17/06/2015 20h34

Volvo Ocean Race

As sete equipes encontram dificuldades para navegar rápido no primeiro dia da nona perna. Chegada no pit-stop de Haia, na Holanda, deve ocorrer até sexta-feira (19)

quadro19

A posição atualizada dos barcos pode ser acessada
no dashboard, clique aquiº

"É como se tivesse um monstro debaixo do barco. Ele faz o que quer com o veleiro. A corrente atrapalha os atletas e sacode o barco". Essas foram as palavras do repórter a bordo do Abu Dhabi Ocean Racing, Matt Knighton. As primeiras 24 horas da nona etapa da Volvo Ocean Race foram lentas. Os times deixaram Lorient, na França, com destino a Gotemburgo, na Suécia. Um pit-stop está programado no meio do caminho em Haia, na Holanda. A última perna do campeonato definirá os medalhistas de prata e bronze, já que o Abu Dhabi Ocean Race foi o vencedor por antecipação.

A tal corrente parecida com um monstro foi registrada pelas equipes na ponta mais ocidental da França. "Parece que a água ferve. Rios de corrente passam junto ás manchas de água parada, como tapetes no mar. A maré mudou e nós estamos apenas tentando passar", complementou Matt Knighton

Para complicar ainda mais, o vento é bem fraco desde a saída de Lorient. Média de 3 a 4 nós de velocidade. A última parcial da tarde desta quarta-feira (17) indicava Team Alvimedica em primeiro lugar, seguido por MAPFRE e Dongfeng Race Team logo atrás.

As meninas do Team SCA foram as mais ousadas. Elas não rodearam a Ile de Seine por fora como o resto dos barcos e sim atravessaram o estreito canal francês. "O barco começou a se mover em várias direções. Com o vento fraco, a gente ia para várias direções por causa da corrente muito forte", contou a repórter Anna-Lena Elled. O Team SCA é o quinto nesta etapa provisoriamente.

O vento deve aumentar nas próximas horas e subir de 15 a 22 nós. A previsão é que a flotilha chegue a Haia entre a tarde de quinta-feira (18) e a madrugada de sexta-feira (19). Eles param por 24 horas na Holanda e deixam o porto com destino a Gotemburgo na sequência em que chegaram.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas