Topo

Sobre as Águas

Mapfre sofre punição, mas Team SCA é quem tem o maior problema pela frente

Antonio Alonso

17/04/2015 19h07

Ainhoa Sanchez/Volvo Ocean Race

Xabí Fernandez, skipper do Mapfre argumenta no julgamento em que o time foi penalizado

O time espanhol MAPFRE recebeu uma pesada penalização por ter feito reparos no barco sem avisar à organização da regata. Os espanhóis receberam dois pontos extas e caíram uma posição na tabela geral. Com 20 pontos, eles estão agora a 11 pontos do líder, Abu Dahbi, e viram a distância para o segundo lugar aumentar de apenas dois para quatro pontos.

Menos problemas tiveram os chineses do Dong Feng. Devido a uma quebra no mastro, eles foram obrigados a cortar parte da vela mestra para evitar danos ainda maiores. Os tripulantes conseguiram levar o barco a salvo até a Argentina, onde fizeram os reparos e retornaram à regata. Considerando que o reparo foi urgente e emergencial, a organização não apenas não puniu os chineses como permitiu que eles trocassem de vela. Agora, em vez de serem obrigados a usar uma velha surrada e remendada, eles poderão usar a vela antiga, que usaram nos treinamentos.

As velejadoras do SCA serão obrigadas a correr com uma vela em péssimas condições

Apesar de não sofrerem nenhuma punição, o time que mais deve sofrer com as decisões do júri da Regata Volta ao Mundo é a equipe feminina SCA. Durante a última perna, de Auckland até Itajaí, as meninas rasgaram uma das velas mais importantes, a FRO (uma code Zero fracionada, que não vai até o tope do mastro). A juria decidiu que elas serão obrigadas a velejar com a vela remendada. E isso significa que as garotas vão competir em condições completamente desiguais em relação aos demais barcos. O estado da Vela é tão lastimável que poucos acreditaram que a Volvo decidiria pela manutenção do material Mas foi esta a escolha da organização.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas