Topo

Sobre as Águas

Ídolo da vela nacional destaca a importância da Semana de Vela

Antonio Alonso

14/06/2023 10h15

Robert Scheidt é referência na vela não só no país, mas no mundo.

O maior medalhista olímpico do Brasil com cinco pódios, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, é chamado para integrar grandes equipes.

É assim na SSL e foi nas campanhas olímpicas.

O atleta tem sua história com a Semana Internacional de Vela de Ilhabela, que completa nesta temporada a sua 50ª edição.

As regatas serão de 22 a 29 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte paulista, com mais de 120 barcos aguardados.

"É o evento mais importante de vela oceânica da América Latina, sem dúvida nenhuma. É tradicional e muito importante, pois junta toda a comunidade da vela brasileira, sul-americana e mundial", disse Robert Scheidt.

Robert Scheidt participa da SIVI desde a década de 1980, quando ainda corria na Semana de Monotipos na classe Optimist.

O bicampeão olímpico já disputou várias vezes a SIVI no oceano e venceu em duas oportunidades. A primeira foi em 2011 com o HPE Atrevido, que tinha a bordo Fábio Bocciarelli, Marina Bocciarelli e o irmão do atleta, Thomas Scheidt. Na mesma classe e ano, a ainda adolescente Martine Grael ficou em terceiro lugar com o Atik.

Outro destaque especial na Semana Internacional de Vela de Ilhabela para Robert Scheidt foi no ano passado, quando foi convidado para ser a figura principal no Caballo Loco, barco de Mauro Dottori, campeão da classe C30 de 2022.

"A Semana de Vela de Ilhabela tem grande prestígio e é muito importante para a vela brasileira, pois oferece a oportunidade dos jovens entrarem nesse mundo dos barcos grandes. A minha primeira experiência foi em 1982, no Op, onde velejei pela primeira vez no mar, no Canal de São Sebastião", completou Robert Scheidt.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas