Topo

Sobre as Águas

Fortaleza sedia mais uma edição da Copa Brasil de Vela de Praia

Antonio Alonso

18/08/2022 11h56

O Iate Clube de Fortaleza e a Confederação Brasileira de Vela – CBVela organizam, de 18 a 21 de agosto, a Copa Brasil de Vela de Praia 2022.

O evento deve reunir mais de 60 velejadores das classes como ILCA, Dingue, Hobie Cat 16, Windfoil (IQfoil), Fórmula Kite e Wingfoil.

A competição repete a ideia de 2021 e mantém o foco nas novas categorias olímpicas para Paris 2024. As regatas contam também com apoio da Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará. A cerimônia de abertura está marcada para as 17h no Iate Clube de Fortaleza.

A Copa Brasil de Praia repete uma fórmula de eventos de vela próximos às orlas de grandes cidades turísticas do país, que já deu certo nos anos 80. A primeira edição foi realizada em 2021 com 60 barcos também na capital cearense.

"Juntar as classes olímpicas e convidadas em um evento de alto-nível é a nossa missão. Buscamos fomentar as classes de Praia, como Kite, Wind, Laser, Wingfoil e Dingue, além de abrir espaço aos mais jovens", disse Walter Böddenner, coordenador da vela na Rio 2016 e gerente de eventos da CBVela.

A organização espera regatas com ventos de 15 a 20 nós nos primeiros dias de provas. A cidade nordestina geralmente tem boas condições para a pratica da modalidade em praticamente todos os meses do ano.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas