Topo

Sobre as Águas

Zarif volta ao Star com título paulista em Ilhabela (SP)

Antonio Alonso

07/11/2021 18h13

O atleta olímpico e campeão mundial Jorge Zarif e o proeiro Arthur Lopes (barco Regatta) conquistaram neste domingo (7) o Campeonato Paulista de Star em Ilhabela (SP).

O evento serviu como esquenta para o Sul-Americano da categoria, que será de 12 a 15 de novembro, no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte paulista.

Foram disputadas cinco regatas desde sábado (6) na sede da BL3 e a dupla campeã venceu quatro provas. A segunda posição ficou com Robert Scheidt e Ubiratã Matos e o terceiro para Juninho de Jesus e Guilherme de Almeida. O Paulista de Star teve oito duplas na raia.

A competição marcou o retorno de Jorge Zarif à classe Star após três anos. Em 2018, o finalista olímpico da Rio 2016 levou o título Mundial da categoria ao lado de Guilherme de Almeida, nos EUA. No mesmo ano, o velejador paulista também conquistou a SSL Finals, nas Bahamas, desta vez com Pedro Trouche.

"Foi muito bom voltar ao Star e conquistar essa competição. O campeonato serviu também para treinar para o Sul-Americano da semana que vem. Contamos com a ajuda do coach Bruno Prada, que nos ajudou a regular o barco", disse Jorge Zarif.

O atleta é alguns dos campeões mundiais confirmados no Campeonato Sul-Americano de Star 2021. O ídolo do esporte olímpico do País Robert Scheidt estará no evento contra outros nomes como Guilherme de Almeida e Samuel Gonçalves, que estarão ao lado de Juninho de Jesus e Pedro Lodovici, respectivamente. Os velejadores devem treinar no Canal de São Sebastião nos próximos dias antes das regatas oficiais.

O Campeonato Sul-Americano de Star é realizado desde 1952 e as regatas de Ilhabela (SP) marcam a edição número 51 da tradicional competição. Os vencedores podem usar em suas velas a estrela de prata.

O Campeonato Sul-Americano da classe Star 2021 é organizado pelo Yacht Club de Ilhabela em parceria com a Prefeitura de Ilhabela. O patrocínio oficial é da Mitsubishi e o apoio da cervejaria Madalena e Regatta. 

Foto: Paulo Magalhães

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas