Topo

Sobre as Águas

Training Camp para a classe Optimist no RJ

Antonio Alonso

03/05/2021 18h56

O Centro de Treinamento da Vela na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), receberá entre os dias 3 e 8 de maio um Training Camp da classe Optimist, categoria de introdução à modalidade.

A ação atenderá 24 atletas classificados para representar o Brasil nos campeonatos internacionais que serão disputados esse ano.

Os representantes mirins foram selecionados de acordo com os resultados obtidos no Brasileiro de Optimist sediado no Iate Clube do Rio de Janeiro e com a Seletiva de Optimist que ocorreu no clube dos Jangadeiros em Porto Alegre (RS).

Os melhores do País na atualidade são Lucas Freitas (RJ) e Melissa Paradeda (SP).

Esses resultados formaram o Ranking Seletivo Nacional que foi este ano composto por 134 velejadores e serviu como base para a formação dos times Brasil.

"A classe optimist representa nossa principal categoria de base de nossa modalidade e este tipo de treinamentos específicos são fundamentais na performance desses atletas e sua primeira inserção em nosso programa de detecção de talentos", disse Juan Sienra, Gerente Técnico da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

Com o ranking formado, as vagas são destinadas da seguinte forma, de acordo com o regulamento da OptiBra – Classe Optimist Brasil:

Mundial: top 5 velejadores.
Europeu: os 2 primeiros velejadores de cada gênero, após o top 5, totalizando 4 vagas.
Norte Americano: 15 velejadores (sendo ao menos 4 de cada gênero) melhor classificados com base no Ranking Seletivo Nacional, e que não tenham se classificado para os campeonatos Europeu ou Mundial.
Para 2021, os atletas que participarão, seguindo a princípio esses critérios e posteriormente decisões dos próprios velejadores, técnicos e suas famílias serão:

Uma peculiaridade da modalidade e da classe é possibilitar que 24 atletas diferentes tenham uma experiência competitiva fora do Brasil.

Esses velejadores poderão, muito jovens, testar novas raias, enfrentar diferentes adversários e experimentar intercâmbios culturais.

E, para potencializar a experiência e buscar os melhores resultados foi modelado o Training Camp.

O Training Camp é, portanto, uma iniciativa da CBVela promovida pela Área de Desenvolvimento do Comitê Olímpico do Brasil como uma ação do programa de alto rendimento da vela jovem, o PAR. Conta ainda com a parceira da  BR Marinas que cederá suas instalações e do Instituto Grael que realizou o empréstimo de 6 barcos Optimists para o treinamento.

O objetivo é propiciar a integração desses atletas de todo o Brasil e aprimorar aspectos técnicos e táticos do Time Brasil da Vela sub 16 – 2021.

Para isso, também estarão presentes os 4 técnicos: Filipe Novello (RJ), Edivaldo Junior (PE), Tiago Brito (RS) e Rodrigo Amado (RJ) além dos Team Leaders que irão acompanhar os atletas nas competições: Ricardo Paranhos (SP) e Cássio Luz (RS).

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas