Topo

Sobre as Águas

Empresas que ''monitoram'' ventos ganham espaço

Antonio Alonso

29/03/2021 19h45

Algumas empresas de monitoramento de ventos já estão no mercado ajudando velejadores e amantes de atividades náuticas no dia-a-dia.

No litoral norte de São Paulo, por exemplo, a cobertura é cada vez maior.

Empresas como a MuitoBonsVentos estão aumentando sua capacidade na região e também ampliando para o Rio de Janeiro.

O objetivo da startup é ter 100 pontos em represas, lagoas, rios e costa brasileira até o final de 2021.

Os próximos passos são a instalação de novos equipamentos em Angra dos Reis, Barra da Tijuca, Marina da Barra e na Baia de Guanabara, locais onde a startup está solicitando autorizações e verificando a viabilidade da prestação do serviço.

A nova versão do software de monitoramento cita as previsões embargadas, que informam de forma clara a tendência dos ventos para as próximas horas junto com o histórico acumulado no acervo da aplicação, o que pode ajudar bastante no planejamento das atividades.

A MuitoBonsVentos espera até final de 2021 ter instalados 100 pontos de monitoramento, aumentando seu campo de abrangência em águas brasileiras.

Hoje o serviço por aplicativo ou via web oferece aos usuários/apoiadores um amplo monitoramento no Canal de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, uma das mais importantes áreas de vela e atividades náuticas do Brasil.

O serviço contempla as leituras minuto a minuto de estações com resolução de 0.25 nós e 1 (grau) na direção, processados e
exibidos de forma clara, completa e intuitiva na plataforma gráfica MuitoBonsVentos.

Das cinco estações instaladas é possível ter informações em tempo real de visor de vento online, marés, previsão do tempo. Ainda é possível ter dados das últimas 48 horas das estações meteorológicas com informações de temperatura, pressão, e umidade.

 

 

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas