Topo

Sobre as Águas

Sul-africano busca recorde mundial em Cabo Frio

Antonio Alonso

22/02/2021 16h32

O sul-africano Zirk Botha se aproxima de confirmar o recorde mundial de travessia do Oceano Atlântico a remo nos próximos dias.

O ex-oficial da marinha de 59 anos deve concluir o percurso de 7.200 km ou 4.000 milhas náuticas da Cidade do Cabo, na África do Sul, até o Cabo Frio (RJ), no Brasil, em 71 dias.

O navegador em solitário deixou o seu país em 19 de dezembro e de acordo com as previsões deve cruzar a linha de chegada na sede cabofriense do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ) no próximo domingo (28/2).

Na Row2Rio2020, Zirk Botha também estabelecerá o recorde mundial como a primeira pessoa a remar o percurso sozinho e sem o apoio de qualquer embarcação de segurança. A marca anterior pertence à dupla Wayne Robertson e Braam Malherbe, que fez a travessia em 92 dias no ano de 2017.

Com a mensagem de desenvolvimento sustentável, o aventureiro sul-africano já rema pelo litoral brasileiro e está viajando na direção o sudoeste em direção aos campos de petróleo na costa.

"Eu completei 3750 milhas náuticas em 65 dias e tenho menos de 240 pela frente. Fui empurrado por fortes ventos de popa, que é como correr com um cavalo selvagem", disse Zirk Botha.

"O mar estava muito agitado e os ventos estavam fortes. Pelo menos, agora, a condição está mais calma, mas tudo isso é muito difícil, estou ansioso para concluir! Tem sido mentalmente desgastante. Não estava preparado para esse tipo de desafio".

Veja a localização de Zirk Botha em tempo real — https://trackamap.com/row2rio2020/

Zirk Botha adota a estratégia de ficar longe dos barcos de pesca, além de redobrar a atenção a outros navios e campos de petróleo, tradicionais na costa do Rio de Janeiro.

As condições do mar tendem a piorar em águas rasas e pode haver embarcações de pesca nas proximidades.

A bordo do barco construído por ele próprio e projetado pelo britânico Phil Morrison, Zirk Botha é patrocinado pela Juwi Renewable Energies. Como citado acima, sua travessia apoia o desenvolvimento sustentável e promove a energia renovável como uma solução para questões ambientais e mudanças climáticas.

 

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas