Topo

Sobre as Águas

Leonardo Chicourel

Antonio Alonso

19/12/2019 12h10

Com 35 anos de idade, o baiano Leonardo Chicourel se prepara para mais um desafio de vida: participar novamente da maior regata oceânica do atlântico sul, a Cape2Rio 2020.

O velejador, que corre ao lado de angolano radicado no Brasil José Guilherme, espera mais uma vez fazer história.

Ambos desistiram da Transat Jacques Vabre pra levar o Mussulo 40- Team Angola Cables à África do Sul.

Com largada no dia 11 de janeiro, a regata irá percorrer 3.500 milhas em mar aberto, partindo de Cape Town (Cidade do Cabo), na África do Sul, e percorrendo o Atlântico em um período entre 18 e 20 dias até o Rio de Janeiro (RJ).

 "A Cape2Rio é especial para mim, porque une dois continentes e duas das cidades mais bonitas e alegres do mundo: Cape Town e Rio de Janeiro".

"Condicionamento físico é importante, mas o grande desafio é a busca do equilíbrio psicológico. Estar preparado para enfrentar o ambiente hostil do oceano, com calor, frio, chuvas, além do cansaço, é o nosso principal foco".

É a terceira Cape2Rio que Chicourel participa em dupla com José Guilherme.

A primeira competição ocorreu na edição de 2014.

Na segunda, durante a Cape2Rio 2017, o Mussulo 40 atravessou a linha de chegada do Iate Esporte Clube do Rio de Janeiro com tempo final de 16 dias, 14 horas 22 minutos e 12 segundos, estabelecendo recorde e recebendo o prêmio de primeira colocação na classe Doublehanded (em duplas), além do quarto lugar na colocação geral.

 A expectativa para esta prova é a quebra do recorde anterior. A dupla busca completar o trajeto em até 15 dias.

"Vamos levar mais experiência para a regata. Assim, se o tempo em alto mar ajudar, esperamos bater o recorde, mas, acima de tudo, velejar melhor".

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas