Topo

Sobre as Águas

Maya Gabeira na vela oceânica?

Antonio Alonso

14/07/2019 01h07

Amigos leitores,

Sobre as Águas está em Ilhabela acompanhando de perto a Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Um dos destaques do campeonato é o barco BMW Motorrad (antigo Áries IV), que está recheado de tripulantes famosos.

Lars Grael é o comandante, o médico do esporte Wagner Castropil também está a bordo, mas a estrela principal da equipe é a surfista de ondas gigantes Maya Gabeira.

A atleta veio de Portugal só para correr a Semana de Vela e fazer sua estreia no evento.

Vai mudar pra vela? Pelo que Maya Gabeira disse não como alto rendimento…Vamos ver se muda de opinião até o fim do campeonato. https://youtu.be/wcT0tY9QmVA

A surfista já morou em um veleiro e tem um gosto apurado por tudo que é do mar.

Em janeiro de 2018, Maya Gabeira está no Guiness Book, o livro dos recordes, como a primeira mulher a surfar uma onda ilimitada. No mar de Nazaré (Portugal), ela obteve surfou uma onda de 20,7 metros.

Início

A abertura da 46ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela será neste domingo (14) com a realização da regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, prova com 55 milhas de distância, com largada programada para 11h10.

Os velejadores terão como principal desafio o vento fraco em Ilhabela (SP). A previsão indica intensidade inferior a 5 nós em alguns momentos da tarde.

Outras provas também fazem parte do dia de regatas longas, como a Toque-Toque por Boreste (25 milhas náuticas) e Renato Frankenthal (10 milhas náuticas).

Ao todo, 120 barcos participam do evento, considerado o principal da América do Sul na vela oceânica.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas