Topo

Sobre as Águas

Copa Del Rey com mudanças

Antonio Alonso

01/03/2019 15h39

A Copa del Rey MAPFRE, umas das principais semanas de vela do mundo, apresenta novidades para sua 38ª edição. As provas no Real Clube Náutico de Palma serão de 27 de julho a 3 de agosto.
Disputada em Palma de Maiorca, na Espanha, a regata terá um novo sistema de classificação, que incluirá eliminatórias e finais.

Todas as classes entram na regra, com exceção da GC32. A fase de qualificação será disputada entre segunda-feira 29 de julho e quinta-feira 1 de agosto. Depois de seis provas, cada equipe poderá descartar o pior resultado. Nas regatas finais, a pontuação começa com a classificação de cada equipe.

Exemplo: quem terminou as eliminatórias em primeiro soma um ponto, em segundo dois e assim por diante.

Na Copa do Rey, o vencedor é o que somar menos pontos!

Com isso, a disputa final será decidida nos últimos dois dias de regatas com mais igualdade entre os times.

As classes convidadas são Swan 50, Swan 45, Swan 42,  GC 32, J80 e ORC.

O evento de Palma de Maiorca também adotou uma nova distribuição da classe ORC

A redistribuição da classe ORC, uma das mais numerosas do campeonato, também foi confirmada.

A divisão será no sistema CDL, usado pela World Sailing (International Sailing Federation).

Serão quatro divisões da ORC com critérios de comprimento e velocidade.

O Aviso de Regata pode ser acessado aqui

 

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas