Topo

Sobre as Águas

Mês náutico agita Ilhabela e data da Semana de Vela 2019 está definida

Antonio Alonso

30/07/2018 16h48

Semanna de Vela teve 80 regatas

Julho de 2018 entra para a história do turismo e esporte de Ilhabela. Com a 45ª Semana de Monotipos, Boutique Boat Show, 45ª Semana de Vela e o Race Village, o mês náutico ultrapassou as expectativas. Além das competições em alto nível, a cidade recebeu mais de 100 mil visitantes e atingiu a casa dos R$ 150 milhões em faturamento. Empolgados com os bons resultados, os organizadores já definiram a data para a 46ª edição da Semana de Vela de Ilhabela. Será no período de 13 a 20 de julho de 2019.

A 45ª Semana de Vela foi especial em termos de integração terra e mar. Durante cinco dias consecutivos, todas as regatas (incluindo as disputas da Ilhabela Cup) ocorreram no Canal de São Sebastião, diante de moradores e turistas no Race Village e Píer da Vila. Um espetáculo histórico em termos de constância meteorológica – com ventos favoráveis – e também informação esportiva em tempo real.

"Vivemos uma situação que sempre esperamos que acontecesse: ter visibilidade do esporte, aproximar a vela do público com a possibilidade de as pessoas assistirem as regatas. Participo da Semana de Vela de Ilhabela há 35 anos e foi a primeira vez que conseguimos montar as raias no Canal de São Sebastião por cinco dias consecutivos.", informou Cuca Sodré, presidente da Comissão de Regatas do maior evento náutico da América Latina, que terminou no sábado (28).

Pela primeira vez em 45 anos de história, a Semana de Vela de Ilhabela teve transmissão ao vivo das regatas, com imagens e locução exibidas em dois telões instalados no Race Village, além da possibilidade de acessar pelo Facebook da Secretaria de Esportes, do Turismo e da Prefeitura da cidade. Além dos vídeos, foi possível acompanhar a evolução dos barcos em tempo real por meio de mapas. O serviço teve 47 mil acessos no Brasil e mais doze países.

Tripulação do Crioula comemora o título

Premiação – A festa de premiação da Semana de Vela de Ilhabela foi realizada na noite de sábado (28), no Race Village. O grande campeão foi o barco Crioula, comandado por Eduardo Plass, que também bateu o recorde da regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil – na abertura da competição – e levantou o troféu de campeão sul-americano de ORC, disputado paralelamente.

Na Classe HPE, o Ginga conquistou o pentacampeonato da Semana de Vela. Comandando por Breno Chvaicer e composto por tripulantes de Ilhabela, venceu as sete regatas disputadas em 2018. Já o Caiçara UV.Line, comandado por Marcos de Oliveira Cesar, conquistou o título do Campeonato Brasileiro de C-30, também disputado paralelamente em Ilhabela, e ganhou a classe na Semana de Vela.

Mais eventos esportivos – José Roberto de Jesus, secretário de Esporte e Lazer, ressalta que os números superlativos obtidos no mês náutico reafirmam Ilhabela como a Capital Nacional da Vela. Não por acaso, além da Semana de Monotipos e Semana de Vela 2018, a cidade sediará eventos esportivos de nível nacional e internacional, como os campeonatos brasileiros de Hobie Cat (outubro) e Optimist (janeiro de 2019), além do mundial de Snipe (outubro de 2019).

"Somente na Semana de Monotipos, no início de julho, reunimos 200 barcos, mais de 300 velejadores em 20 classes e fizemos 45 regatas. Na Semana de Vela foram 120 barcos, cerca de 1.000 velejadores, e mais 80 regatas. Isso comprova o potencial para mais eventos esportivos de relevância na cidade", garantiu.

Race Village montado no centro de Ilhabela

Race Village – Juntamente com as atividades esportivas, para manter tanto turistas como moradores locais integrados e entretidos, o Race Village, instalado no Centro Histórico, recebeu shows variados, com artistas do nível de Os Paralamas do Sucesso e Diogo Nogueira, sete sessões diárias de cinema, além de exposições, passeios e apresentações. Tudo grátis.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, para oferecer a estrutura montada nos 5 mil metros quadrados do Race Village e suas atrações, a Prefeitura de Ilhabela investiu R$ 4 milhões. "O aporte se justifica pelos resultados alcançados. Nosso objetivo é fazer bem feito e em alto padrão para mostrar nosso potencial e atrair parceiros, que já estão aparecendo. Vários empresários já entraram em contato interessados em participar do mês náutico de 2019", avaliou, que além de artistas, trouxe referências no universo náutico como Lars Grael e Amyr Klink para concorridas palestras, entre outros.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas