Topo
Sobre as Águas

Sobre as Águas

Recorde na Semana de Vela de Ilhabela

Antonio Alonso

21/07/2018 20h23

O Crioula fez o percurso da Alcatrazes em 6 horas, 1 minuto e 42 segundos.

55 milhas impulsionados por ventos acima de 20 nós de média

O veleiro Crioula é um Soto 40.

O recorde anterior era do Camiranga, um Soto65, que completou em 6 horas, 4 minutos 03 segundos, em 2015.

Curiosamente, Crioula e Camaringa são barcos do Veleiros do Sul, de Porto Alegre (RS) e as tripulações recordistas eram quase iguais.

"Com certeza 90% da tripulação do Camiranga estava agora no Crioula. O Camiranga bateria novamente o recorde nessas condições", completou Samuel Albrecht.

A Alcatrazes tem mais um recorde considerado não oficial! Em 2005, o barco Brasil1, comandado por Torben Grael, recheado de convidados, fez o percurso em 6 horas e 18 segundos. A equipe se preparava para a regata de Volta ao Mundo 2005-06.

O primeiro a contornar Alcatrazes foi o Montecristo, um Carabelli 54 pés.

As regatas da Semana de Vela de Ilhabela seguem até o sábado (28).

 

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.