Topo

Sobre as Águas

Caça ao Caiçara nas regatas do warm up da Classe C30 em Ilhabela

Antonio Alonso

08/06/2018 16h25

Largada da Classe C30 no wam up de 2017 em Ilhabela (Edu Grigaitis / Balaio de Ideias)

Para a competitiva Classe C30, a temporada de vela oceânica de 2018 começou semelhante ao final de 2017, com hegemonia do Caiçara, tricampeão do Circuito Ilhabela. O barco do comandante Marcos Cesar venceu a primeira etapa da Copa Suzuki em março e retorna às raias do Canal de São Sebastião neste fim de semana (9 e 10/6) para a segunda etapa, também chamada de warm up para a Semana de Vela de Ilhabela (20 a 28/7).

Após nove regatas na primeira etapa, Caiçara lidera com oito pontos de vantagem sobre o Caballo Loco. "Sabemos que as demais tripulações treinaram recentemente em busca de melhor entrosamento. Infelizmente não conseguimos fazer o mesmo, mas estamos motivados para esta etapa que terá regatas nos dois próximos finais de semana", afirma o timoneiro Marcos Cesar.

O adversário mais próximo ao Caiçara, reconhece a superioridade do líder, mas ratifica a satisfação de competir em uma classe veloz e ao mesmo tempo divertida. "A situação é muito simples na C30, Caiçara disparado e o restante da flotilha correndo atrás na briga pelo segundo lugar. Além da competitividade, importante é nossa união e a diversão garantida", considera o comandante do Caballo Loco, Mauro Dottori.

Gabriel de Capitani, proeiro do Caiçara, reforça a ideia de Dottori em relação ao ambiente solidário entre os velejadores da classe. "Como o período entre as etapas é longo, o warm up é sempre muito esperado para voltarmos à ativa com foco na Semana de Vela. A estratégia será buscarmos o aperfeiçoamento nas manobras, o que se torna mais fácil quando a tripulação é como uma família. É sempre bom nos reunirmos", destaca Capitani.

A flotilha da Classe C30 reunirá outras três tradicionais embarcações, sempre em busca da evolução: eCycle+Realizado, Barracuda e Kaikias. A XVIII Copa Suzuki terá quatro etapas ao longo do ano com sede no Yacht Club Ilhabela. Incluindo-se as classes HPE 25, IRC e RGS, são esperados mais de 30 barcos nos dois próximos finais de semana na Capital Nacional da Vela.

Classificação parcial da Copa Suzuki após primeira etapa

1 – Caiçara (Marcos de Oliveira Cesar): 1+1+1+1+1+1+(2)+1+1 = 8 pontos perdidos

2 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 2+(3)+2+2+3+2+1+2+2 = 16 pp

3 – eCycle +Realizado (José Luiz Apud): (4)+2+4+3+2+3+3+3+4 = 24 pp

4 – Barracuda (Humberto Diniz): 3+4+3+4+4+4+4+(DNC)+3 = 29 pp

5 – Kaikias (Flávio Cantanhede): (DNC)+DNC+DNC+DNC+DNC+5+5+4+5 = 39 pp

Calendário 2018 da Classe C30

9, 10, 16 e 17 de junho

XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 2ª Etapa – Warm up

20 a 28 de julho

45ª. SEMANA DE VELA DE ILHABELA

25 e 26 de agosto / 1º e 2 de setembro

XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 3ª Etapa

24 e 25 de novembro / 1º e 2 de dezembro

XVIII CIRCUITO ILHABELA
Copa Suzuki – 4ª Etapa e
XVII Regata Volta à Ilhabela

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas