Topo

Sobre as Águas

Equipe brasileira disputa final da copa do mundo de vela

Antonio Alonso

04/06/2018 18h57

Patrícia Freitas – Crédito: Robert Hajduk/ ShutterSail

A temporada 2017/2018 da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela) chega ao fim nesta primeira semana de junho. E o Brasil estará na água com oito velejadores na Final do circuito, que terá as primeiras regatas nesta terça-feira, dia 5, em Marselha, na França. A delegação inclui Patrícia Freitas, que recentemente voltou às competições internacionais após período de treinos no Brasil; e Jorge Zarif, da classe Finn, medalha de ouro na etapa de Hyères, no fim de abril.

"Minha expectativa é pôr em prática tudo que estou treinando e desenvolvendo nos últimos meses. Estou direto na Europa desde Hyères, então é tentar utilizar todas essas novas informações com equilíbrio", afirma Jorginho.

A temporada tem sido muito positiva para Zarif até aqui. Além do ouro na França, o brasileiro ficou em 4º lugar na Copa do Mundo de Miami (EUA), foi 5º no Troféu Princesa Sofia e 7º no Campeonato Europeu, ambos na Espanha.

"Manter a consistência era um desafio e acho que venho amadurecendo muito. Velejo de Finn há 10 anos, mas tenho uma idade inferior à maior parte dos meus adversários no pelotão da frente. É uma evolução natural pela experiência que venho adquirindo e todo o treino que estamos fazendo desde os Jogos Rio 2016. Tenho trabalhado alguns pontos chave das regatas, como as largadas e os popas, o que ajuda muito a evitar os 'baldes', que é como chamamos os resultados muito ruins. O próximo passo é tentar estar constantemente na frente", diz.

A novidade da delegação brasileira em Marselha será a presença de Patrícia Freitas, da classe RS:X. Representante do país nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016, ela se junta à Equipe Brasileira na sequência de sua participação na Semana de Vela de Medemblik, na Holanda, no fim de maio. Em 2017, Patrícia conquistou a medalha de ouro na Final da Copa do Mundo com um desempenho brilhante nas regatas disputadas em Santander, na Espanha.

Confira a relação completa de velejadores do Brasil na Final da Copa do Mundo, em Marselha, cidade que será o local de competição da modalidade nos Jogos Olímpicos Paris 2024:

Finn – Jorge Zarif

470 feminina – Fernanda Oliveira e Ana Barbachan

Nacra 17 – Samuel Albrecht e Bruna Martinelli

Nacra 17 – João Bulhões e Gabriela Nicolino

RS:X feminina – Patrícia Freitas

Jorge Zarif – Crédito: Tomás Moyá/ Sailing Energy

Sobre a CBVela

A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial, e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas