Topo

Sobre as Águas

Barcos deixam a China para início da sexta etapa

Antonio Alonso

05/02/2018 17h32

Guangzhou Stopover. 05 February, 2018.

A sexta perna da Volvo Ocean Race será disputada a partir desta quarta-feira (7) e terá um percurso de Hong Kong até Auckland, na Nova Zelândia. Os barcos saíram nesta segunda-feira (5) de Guangzhou, na China, onde participaram da etapa de transição – considerada a quinta – e de uma regata costeira.   

O MAPFRE lidera o campeonato com 33 pontos, seguido pelo Dongfeng Race Team, que tem 29 pontos. O AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, é o sexto colocado com 14 pontos ganhos.

A escala de Guangzhou marcou a quarta vez que a Volvo Ocean Race parou na China nos últimos 10 anos, começando pela raia olímpica de 2008 de Qingdao (edição de 2008-09).

As regatas subsequentes visitaram Sanya (2011-12 e 2014-15) e agora em Hong Kong e Guangzhou, que estreou no calendário da Volta ao Mundo.

Para o chinês Liu Xue (Black), que está correndo a bordo do Dongfeng Race Team, parar na China foi inesquecível. "Foram poucos dias aqui, mas foram mágicos. A gente teve o apoio de nossa família ".

"Esta é a terceira vez que passo pela China com a Volvo Ocean Race. Nós ficamos alguns dias num lugar diferente do que estamos acostumados, mas foi muito bom", disse o comandante do Team Brunel, o holandês Bouwe Bekking.

"Existe uma excelente marina e a infra-estrutura é excelente. A organização é fantástica e está claro que os chineses sabem como colocar as coisas no lugar muito rapidamente", concluiu.

Seis equipes da Volvo Ocean Race estão na linha de largada para ir de Hong Kong para Auckland na quarta-feira, a partir de 3 (Horário de Brasília). O percurso terá 6.100 milhas náuticas.

Ventos fortes estão previstos para o início da prova, o que pode alterar o horário da partida. A organização deve confirmar o horário correto da saída nas próximas horas.

Vestas 11th Hour Racing

A equipe Vestas 11th Hour Racing anunciou oficialmente que estará de fora da sexta etapa da regata. O barco ainda está em reparos após se colidir com um pesqueiro antes do fim da quarta perna, na chegada a Hong Kong. O time já perdeu a etapa até Guangzhou.

"Pelo tempo necessário para reparos significa que a equipe não vai se juntar à regata a tempo da Leg 6 de Hong Kong a Auckland, Nova Zelândia. O barco está sendo transportado via cargueiro de Hong Kong para Auckland. A equipe espera concluir os reparos em Auckland a tempo da regata costeira local e da perna até Itajaí, no Brasil, marcada para 18 de março", conclui o comunicado enviado pelos representantes do Vestas 11th Hor Racing.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas