Topo
Sobre as Águas

Sobre as Águas

Acampamento Náutico de Verão: férias movidas a vela na Guarapiranga

Antonio Alonso

12/01/2018 17h28

Aula prática no acampamento do Yacht Club Paulista (Divulgação/YCP)

O Yacht Club Paulista (YCP) vai proporcionar aos jovens de 8 a 14 anos um final de férias repleto de esporte e recreação em meio à natureza, a meia hora de São Paulo. O tradicional Acampamento Náutico de Verão será realizado de 22 a 27 de janeiro, aproveitando-se a completa estrutura da sede do YCP, às margens da Represa Guarapiranga.

O primeiro acampamento foi organizado pelo YCP em 1975, até então um movimento pioneiro na represa. Como a prioridade do evento é zelar pela segurança das crianças, as atividades náuticas ficam sob responsabilidade da Escola de Vela do YCP. As inscrições não estão restritas aos associados do YCP, também estão abertas para não-sócios e conveniados como, por exemplo, os associados do parceiro Esporte Clube Pinheiros.

A vice-comodoro do YCP, Paola Prada Lorenzi, uma das organizadoras do acampamento, revela a experiência de edições anteriores. "É uma semana transformadora, de descobertas, com novas amizades cultivadas em ambiente de imersão total no esporte da vela e na natureza. Vamos fechar as férias das crianças com chave de ouro", exclama a também velejadora Paola.

As atividades náuticas compreendem aulas teóricas e práticas, com velejada em grupo nos barcos maiores e depois sozinhos na classe de iniciação, Optimist. Estão previstos ainda, gincanas náuticas, campeonatos e encontro com expoentes da vela. Outras ações recreativas serão desenvolvidas na quadra poliesportiva e na piscina, além de atividades artísticas e jantares temáticos.

"Velejar é um esporte técnico e desafiador, o que permitirá aos acampados, interagir com a água e o vento, aprendendo a respeitar a natureza e a tirar o melhor proveito de ambos", relata Paola. "Iniciamos as atividades náuticas, virando e desvirando o barco na piscina do clube, uma forma segura e divertida de prepararmos as crianças. Elas aprendem a emergir para o lado oposto à vela e ao mastro".

Diversão dentro e fora da água – As refeições são momentos de confraternização que também empolgam as crianças. Café da manhã, almoço e jantar foram planejados por uma das mães, nutricionista, que ainda teve o cuidado de incluir no cardápio alimentos ricos em valor energético após as atividades físicas. Aliás, a imagem da mãe está sempre presente por meio de mães que cooperam no acampamento, o que oferece confiança às famílias.

Até na hora de dormir a farra está garantida. Não há barracas. As crianças dormem na sede do clube, em regime de acantonamento. "Os colchonetes são colocados um ao lado do outro, o que fortalece o espírito de grupo. Eu e os monitores também dormimos no mesmo local. A movimentação é intensa e tudo muito bem supervisionado", afirma Paola. Todos os participantes receberão certificado ao final do Acampamento Náutico de Verão.

Mãe do velejador Leonardo Lorenzi, 14 anos, monitor júnior pelo segundo ano seguido, e irmã do medalhista olímpico e tetracampeão mundial de Star, Bruno Prada, Paola tem nítida noção do que representa o aprendizado da vela desde a infância. "A vela vai preparar estes jovens para lidar com as adversidades da vida. Principalmente por ser praticada em ambiente onde os desafios são variados e proporcionados por fatores alheios à nossa vontade", conclui a vice-comodoro do YCP.

Serviço

Local – Yacht Club Paulista – Represa Guarapiranga – São Paulo (SP)

Início: 22/01/18 às 18h00

Encerramento: 27/01/18 às 11h00

Investimento: planos a partir de R$ 1.035,50

Informações e inscrições: (11) 5514-6912 e no site do clube: ycp.com.br

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.