Topo

Sobre as Águas

Campeão olímpico Alex Welter disputa competição do YCP na Guarapiranga 

Antonio Alonso

02/11/2017 13h22

Largada de A-Class na Represa Guarapiranga (Divulgação / YCSA)

Os catamrãs vão tomar conta da Represa Guarapiranga neste fim de semana prolongado pelo feriado de Finados. As velozes embarcações de dois cascos disputarão de quinta-feira a sábado (2 a 4/11) o Campeonato Paulista de A-Class, que levará à Raia Três a experiência e o talento de Alex Welter, primeiro campeão olímpico da vela brasileira.

Welter conquistou a medalha de ouro na classe Tornado, também catamarã, ao lado de Lars Bjorkstrom, nos Jogos de Moscou em 1980  na Baía de Tallinn, Estônia, na época território soviético (URSS). Apesar de ambos os barcos serem multicascos, o A-Class é tripulado por um único velejador, que acaba acumulando as tarefas de timoneiro e de proeiro. O ágil barco mede 18 pés, cerca de 5,5 metros.

Atual tetracampeão brasileiro, Welter é um candidato natural ao título do campeonato organizado pelo Yacht Club Paulista (YCP). "A A-Class é uma classe antiga, internacional, com regras abertas e mais flexíveis porque se destina ao desenvolvimento da vela. Nós corremos com uma versão clássica em São Paulo e nos divertimos muito na represa", relata o campeão olímpico, atleta do Yacht Club Santo Amaro (YCSA).

Na Europa e nos Estados Unidos a classe possui muitos adeptos e o último campeonato mundial atraiu mais de 100 embarcações. "A exemplo da America's Cup, a A-Class já possui hoje barcos que velejam sobre hidrofólios (suportes que levantam os barcos sobre a água, reduzindo o arrasto e aumentando a velocidade) o que a deixa a classe ainda mais rápida e desafiadora", destaca Welter.

União entre as classes – O Campeonato Paulista de A-Class será também um encontro de catamarãs na Guarapiranga. Na mesma raia serão disputadas simultaneamente regatas de Hobie Cat 14 e 16. "Queremos promover a integração entre as classes multicascos na represa. A presença de Alex Welter é muito importante. Vai fortalecer a competição", afirma Paola Prada Lorenzi, velejadora de Snipe e vice-comodoro do YCP.

No programa do Estadual constam nove regatas, com três largadas por dia. A previsão de ventos variados deve exigir dos velejadores táticas diferentes a cada dia. Na quinta-feira, o tradicional sueste em torno de 10 nós. Na sexta, nordeste de fraca intensidade, e no sábado, noroeste com cerca de 15 nós para fechar o campeonato. A Comissão de Regata (CR) será dirigida pelo juiz internacional Dionysio Sulzbeck, com largadas sempre às 14h00.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas