Topo

Sobre as Águas

Camiranga domina a Refeno 2017

Antonio Alonso

03/10/2017 00h00

O veleiro Camiranga foi o fita azul da Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha,a Refeno, pelo quarto ano. A embarcação gaúcha liderada por Samuel Albrecht foi a primeira a cruzar a linha de chegada na praia do Boldró na manhã deste domingo (1º/10), completando o percurso de 292 milhas (cerca de 545 quilômetros), em 19h03min18. Na briga pelo título na classe ORC, o Camiranga liderou de ponta a ponta, velejando com ventos que variaram entre 15 e 20 nós, e superou o seu próprio tempo feito no ano passado, de 19h56min40s. O recorde da regata segue nas maos do baiano Adrenalina Pura, com 14h34min54 marcado em 2007.
foto: Cabanga Iate Clube | Tsuey Lan
A 29ª edição da Refeno reuniu 48 barcos de 11 Estados brasileiros e mais dois países, divididos nas classes Catamarã, Mocra (multicasco), RGS A, RGS B, ORC, Aberta, Bico-de-Proa, Aço e Turismo (monocasco). Os competidores largaram do Marco Zero de Recife no sábado (30/9), ao meio dia, e 39 deles já estão no Porto de Santo Antônio. O segundo a chegar, depois do Camiranga, foi o pernambucano Patoruzú, da classe Mocra. O trimarã comandado por Higinio Luis Marinsalta fechou o percurso com 25h45min05s. Os últimos barcos deverão chegar a Noronha até esta terça-feira (3).
Considerada uma das maiores regatas de vela oceânica do Brasil, a Refeno reuniu nomes de peso neste ano. Além do velejador olímpico Samuel Albrecht, vencedor com o Camiranga, Lars Grael, bronze nas Olimpíadas de Seul/1988 e Atlanta/1996 na classe Tornado, fez sua quarta participação na disputa, a bordo do Morereh, um Jenneau 57 de 17 metros. Uma das novidades de 2017 foi a 1ª edição da Refenair. Dois aviões de pequeno porte, um de Minas Gerais e outro do Rio de Janeiro, fizeram o percurso da prova, registrando imagens da largada, do percurso e da chegada dos barcos.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas