Topo

Sobre as Águas

Yacht Club Paulista e EC Pinheiros unidos em favor da vela

Antonio Alonso

10/08/2017 14h08

Bruno Prada e Jorge Zarif, ambos do YCP, na classe Star 

A vocação náutica do Yacht Club Paulista (YCP) e a tradição olímpica do Esporte Clube Pinheiros (ECP) leva os dois clubes a aliarem suas forças em favor da vela. A modalidade que soma 18 medalhas olímpicas, sendo sete de ouro, contará com a parceria do Pinheiros, reforçando a sólida estrutura e da credibilidade adquiridas pelo YCP ao longo dos 85 anos de uma vitoriosa história dentro e fora da água.

Após ter sido oficialmente referendado na reunião do Conselho Deliberativo do Yacht Club Paulista em 7 de agosto, o convênio será apresentado de modo mais efetivo aos associados do YCP em 19 de agosto, sábado, quando o clube receberá em sua sede, na Represa Guarapiranga, campeões e principais velejadores que ajudaram a construir a história do YCP.

Passam pelas conquistas do YCP, esportistas consagrados como, Bruno Prada, tetracampeão mundial de Star e ganhador de duas medalhas olímpicas na mesma classe; Jorge Zarif, o mais jovem campeão mundial de Finn da história, e o lendário Joerg Bruder, tricampeão mundial de Finn. O Pinheiros, ratificando sua força olímpica, levou 62 atletas e 12 técnicos à última edição dos Jogos, no Rio de Janeiro, em 2016.

A aproximação entre ambos os clubes vem se aprimorando desde 2014 com a meta de se contemplar a vela. O comodoro do YCP, José Francisco Agostini Roxo, prevê uma promissora relação esportiva. "O Pinheiros trará o apoio necessário para o fomento da vela, formação de equipes e desenvolvimento da escola infantil. Conciliaremos os interesses dos clubes, preservando-se, porém, a identidade e a soberania do YCP", afirma Roxo. Os clubes ainda se dispõem a trabalhar juntos em projetos e editais destinados a verbas de incentivo ao esporte.

A mais completa estrutura náutica entre os clubes da Guarapiranga estará à disposição dos esportistas do Pinheiros. São três hangares com área total de 2.600 m² e capacidade para abrigar centenas de barcos. O YCP inaugurou em dezembro o piso em concreto intertravado, favorecendo os usuários de veleiros, lanchas, barcos a remo, canoas, caiaques, pranchas de sup e até esquis. Oito quadras de tênis, piscina, lanchonete e restaurante também contemplam a parceria entre os clubes, assim como a prática do wakeboard.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas