Topo

Sobre as Águas

Bruno Prada, o velejador completo!

Antonio Alonso

31/07/2017 13h17

Hoje (31/07) é aniversário do velejador Bruno Prada, medalhista olímpico, campeão mundial, melhor proeiro de Star do mundo, empresário, organizador da L'Etape e muito mais! 

Sobre as Águas conversou com o atleta, que fez história ao integrar uma parceria de muito sucesso com Robert Scheidt na classe Star.

Como foi velejar no leme na Semana de Vela de Ilhabela de Star?

Não velejava no leme há 3 anos. Acho muito importante este rodízio de posição, fica mais fácil de entender as dificuldades de cada função!

Como está a classe Star no Brasil e no mundo? 

A classe Star está firme e forte, a Star Sailors League ocupou o vazio deixado pela saída da classe dos Jogos Olímpicos. Na minha opinião, o campeonato mundial da classe continua sendo uns dos troféus mais desejados do mundo!

Falando nisso, por que a classe tem crescido no Brasil?

A classe Star é extremamente organizada e mundial. E é o sonho de consumo dos velejadores de performance.

Vc é um cara multifuncional! É uma qualidade adquirida da vida de proeiro?    

Velejei muito mais no leme do que na proa, por isso consigo antecipar e responder mais rápido que a maioria quando velejo em outras funções.

Conte um pouco do seu trabalho com o LÉtape? Como foi ver de perto o maior evento do mundo de ciclismo?

Estou trabalhando no Letape Brasil, a maior prova de ciclismo de estrada amadora da América Latina. Evento desafiador…trouxemos para o Brasil uma prova de primeiro mundo, poucos acreditavam que iria dar certo. Estamos indo para 3a edição. Para quem foi atleta trabalhar com esporte é um sonho!

Existe relação entre ciclismo e vela? Se sim, quais são e pq?

Sao dois esportes completamente distintos. A vela não te dá preparo físico, mas exige muito do corpo, ja o ciclismo é um esporte que não tem como remendar com experiência, ou está preparado ou está fora da disputa. A semelhança entre os esporte é o companheirismo e a solidariedade entre os participantes. Tanto no mar como na estrada sempre podemos contar com a ajuda dos outros.

Voltando ao multifuncional, vc é atleta olímpico, organizador de evento, empresário, pai e até apoio à sua esposa em eventos de triatlo. O que mais vc faz e de onde tira energia?

O Brasil vive uma crise de valores, todos os itens da sua pergunta não são qualidades e sim obrigações. Sou um apaixonado pelo esporte e pela família, e um cara extremamente competitivo, tudo que eu faço me entrego 100%. E como estou ficando velho estou dormindo menos que antes…aí sobra tempo pra fazer tudo isso, hahaha.

Como está a vela oceânica brasileira hoje e o que vc faria pra aumentar seu interesse?

A vela oceânica vai muito bem, temos caras incríveis que investem muito no esporte como o Eduardo Souza Ramos. Acho que temos que trazer a vela para perto do público e incentivar as classes amadoras. Quem move o mercado náutico não são os velejadores top e sim a massa intermediária.

 

Foto: Flávio Perez | ZDL

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas