Topo

Sobre as Águas

Katana Portobello: força da vela catarinense na classe C30

Antonio Alonso

14/07/2017 10h40

Katana Portobello (Thito Strambi / Sail Station)

Katana Portobello quebrou a hegemonia do Caiçara e mostrou a força da vela catarinense nas duas regatas da classe C30 disputadas nesta quinta-feira (13) no extremo norte de Ilhabela. O barco de Florianópolis aproveitou o vento leste de média intensidade para chegar em segundo lugar na primeira regata e vencer a segunda. Caballo Loco conquistou sua primeira vitória no campeonato, mas o Caiçara manteve a liderança.

Na defesa do título da Semana de Vela de Ilhabela (SVI) de 2016, o Katana conta com a experiência do tático Felipe Linhares, o Fipa, campeão brasileiro da classe C30 em 2016 com o Zeus Sailing Team, também de Florianópolis. "Tivemos uma regata mais limpa, em raia mais ampla, fora do canal e conseguimos dar velocidade ao barco. O objetivo sempre é ganhar. Esperamos vento mais forte nos dois dias finais", disse Fipa.

Com a apenas dois pontos de vantagem na liderança e a evolução dos rivais mais diretos na briga pelo título, o Caiçara optou pela cautela nas regatas em mar aberto. "Hoje (quinta) não vencemos nenhuma regata, mas também não tivemos nenhum prejuízo em relação ao campeonato. Preferimos ser mais conservadores na largada para evitar riscos. O Katana foi sem dúvida o melhor da classe", analisou Fábio Pillar, o Cachopa, tático do Caiçara.

Para a C30, as regatas da Semana de Vela disputadas até sexta-feira são válidas também pelo Campeonato Brasileiro da classe, iniciado em fevereiro, em Florianópolis, com liderança do Katana Portobello. O programa da SVI prevê até 11 regatas, com no máximo três largadas por dia, sempre a partir das 12h00. A tendência é de ventos de nordeste a leste, com fraca intensidade nas regatas finais.

Classificação parcial da C30 após três regatas

1 – Caiçara (Marcos Cesar): 1+(3)+1+1+3+2 = 8 pontos perdidos

2 – Katana Portobello (Cesar Gomes Neto): (4)+1+4+2+2+1 = 10 pp

3 – Caballo Loco (Mauro Dottori): 3+2+2+(4)+1+4 = 12 pp

4 – eCycle +Realizado (José Luiz Apud): 2+(4)+3+3+4+3 = 15 pp

5 – Kaikias C-Tank (Rafael Pariz): (6)+5+5+5+5+5 = 27 pp

6 – Barracuda (Humberto Diniz): 5+(6)+6+6+6+6 = 29 pp

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas