Topo

Sobre as Águas

1.2.3 barcos na SVI

Antonio Alonso

08/07/2017 21h02

Atualizando os números da Semana de Vela de Ilhabela 2017

São 123 barcos divididos em oito classes

85% homens e 15% mulheres a bordo.

Barcos de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e de dois países: Chile e Argentina.

A comissão técnica é formada por 22 pessoas, incluindo árbitros, fiscais de regata e meteorologistas.

A organização da Semana de Vela de Ilhabela terá mais de 100 profissionais

Foto: Aline Bassi | Balaio  #svilhabela

E as regatas?

Segundo o comunicado oficial, serão três tipos de regata: As de percurso longo, médio e barla-sota. As primeiras serão realizadas no domingo (9) e vão exigir mais dos velejadores. A Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil terá 55 milhas e poderá ser disputada pelos maiores veleiros. A Toque-Toque por Boreste tem 25 milhas náuticas e a Renato Frankenthal (só para HPE25) terá 10 milhas náuticas.

"É importante que mais barcos de oceano participem da Semana de Vela e isso está ocorrendo. Tem espaço para vários perfis e os velejadores podem escolher a melhor categoria de acordo com seu barco ou conhecimento", explicou Paulo Freire, Comodoro da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano e comandante do Miragem, atual campeão da classe ORC. "Zera tudo a partir de agora. É um novo campeonato, um novo regime de vento! Além disso todos os barcos melhoraram para 2017″.

Atletas que disputaram a Rio 2016 também estão confirmados na Semana de Vela de Ilhabela, entre eles Samuel Albrecht, Fernanda Decnop e Henrique Haddad, que competiram nas classes NACRA e Laser Radial, 470 respectivamente.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas