Topo

Sobre as Águas

História de superação de Tatiana Almeida

Antonio Alonso

22/05/2017 13h40

Hoje é a vez de contar a história de uma velejadora que conquistou sua maior vitória.

A carioca Tatiana Almeida, que fez parte da melhor equipe de match race do Brasil anos atrás, superou  um câncer de pâncreas com metástase no fígado, descoberto em 2015, e já tem alta para voltar a competir. Ela foi obrigada a dar uma pausa na sua carreira, pois  o tratamento agressivo de quimioterapia impedia as ações fundamentais na modalidade, como tomar sol e fazer esforço. O diagnóstico não era bom e Tati foi atrás de vários profissionais. Após uma operação e um diagnóstico correto, ela se livrou da doença!

"Foi muito difícil esse tempo de tratamento, sai de uma vida e entra numa oposta. Sem exercícios, sem poder pegar sol, sem poder entrar no mar. Pra quem estava no mar 6 de 7 dias da semana foi bem radical. Tudo isso me fez muita falta. Agora recuperando da operação estou voltando aos poucos. Estou aguentando o tranco. Ainda com algumas limitações físicas, mas melhorando exponencialmente. Já voltei pra academia para recuperar o físico".

(na foto com o barco HPE Alfa Instrumentos, na Semana de Vela de Ilhabela 2013)

E pra marcar esse retorno oficial, Tati se inscreveu para as regatas da Semana de Vela de Ilhabela,  entre os dias 7 a 15 de julho. "Estou muito ansiosa pela volta. Adoro este campeonato, o lugar, o clima de festa, as pessoas, os amigos que as vezes só encontro neste campeonato. Sempre fui muito feliz na Ilhabela. Então tem uma grande expectativa nesta volta", disse Tatiana Almeida.

O comunicado da assessoria de imprensa da Semana de Vela de Ilhabela 2017 diz que a velejadora Tatiana Almeida será integrante do Kaikias, barco escolhido pela Marinha do Brasil para competir na classe C30. Tati terá como parceiras no Kaikias as irmãs Renata e Fernanda Decnop, companheiras na campanha olímpica de Londres 2012 na classe Match Race, além de Rafael Pariz. A tripulação, liderada pelo comandante Montes, será mista e terá os patrocínios de C-tank e a Rio Summer. O C30 foi emprestado à equipe da Marinha do Brasil por Mauro Dottori.

Bom retorno, Tati.

Na foto estão Tati, Renata Decnop e Fernanda Decnop (tripula de match race)

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas