Topo

Sobre as Águas

Joca Signorini volta pra Volvo Ocean Race

Antonio Alonso

15/05/2017 09h58

Tem novidade nesta segunda-feira na vela brasileira

O carioca Joca Signorini será chefe de turno do Team AkzoNobel, barco holandês que corre a Volvo Ocean Race 2017-18. Campeão em 2008-09, o atleta se torna o brasileiro com maior número de edições disputadas com quatro. O André Fonseca 'Bochecha' tem três ao lado da lenda Torben Grael.

Em comunicado à imprensa, Joca Signorini disse que a primeira memória da regata é de ter assistido em VHS.

"As imagens que eu via dos barcos velejando nos mares do Sul me marcaram. Era impressionante a velocidade que os barcos atingiam e o tempo que eles passavam no mar. Eu me via um dia num desses veleiros", disse Joca Signorini sobre a principal regata de volta ao mundo do planeta.

"A regata de volta ao mundo é muito longa. São nove meses de duração. Todas as equipes querem largar melhor preparadas possível. Porém, no decorrer das regatas todas têm altos e baixos. A diferença do time vencedor para os outros é ter consistência e manter a calma nos momentos ruins para reagir".

Joca Signoroni fez sua estreia como velejador na regata Volvo Ocean Race em 2005-06 com o barco nacional Brasil 1, único veleiro do País na história de mais de 40 anos da Volta ao Mundo. Na temporada seguinte, a de 2008-09, o carioca entrou para a história ao se tornar campeão com a equipe do Ericsson 4, comandada pelo compatriota Torben Grael. Em 2011-12, o velejador fez parte do Telefónica (Espanha) e na edição de 2014-15 mudou de função, passando a ser técnico da tripulação feminina Team SCA. 

Team Telefonica's Joao Signorini,at the finish of leg 8,from Lisbon,Portugal,to Lorient,France,during the Volvo Ocean Race 2011-12. (Credit: PAUL TODD/Volvo Ocean Race)

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas