Topo

Sobre as Águas

Volvo Ocean Race comemora 45 anos com regata envolvendo lendas da vela

Antonio Alonso

06/02/2017 15h56

A Volvo Ocean Race quer premiar seus fãs com uma regata envolvendo os barcos e velejadores ícones dos 45 anos de história da Volta ao Mundo. A Legends Race será aberta a todos os veleiros que participaram da Whitbread Round the World Race ou da própria Volvo Ocean Race desde 1973. O anúncio foi feito no seminário anual do evento, que ocorre em Gotemburgo, na Suécia. Entre os prováveis participantes deve estar o Maiden, que foi um veleiro 100% feminino na edição 1989-1990

"O Maiden foi encontrado em um triste estado há alguns anos em Seychelles e desde então tenho trabalhado muito duro para recuperá-lo e levá-lo de volta à sua antiga glória novamente", disse Tracy Edwards, que comendou o time feminino.

O plano para a Legends é incluir classe Maxi,a Volvo Ocean 60 e uma classe com regra aberta. As paradas da Suécia e da Holanda recebem as provas inicialmente. "A Race Legends irá adicionar muita emoção para a stopover em Gotemburgo, a penúltima da próxima edição", disse Camilla Nyman, CEO da Gothenburg & Co, organizadores da parada em Gotemburgo. "Vamos receber os barcos famosos e tripulações para esse encontro histórico".

Frank van der Peet, chefe da equipe de organização da parada holandesa de Haia, acrescentou: "A Holanda tem uma história rica e bem sucedida com a Whitbread e a Volvo Ocean Race. Por isso estamos muito entusiasmados com essa ação".

Tanya Visser/PPL

Tanya Visser/PPL

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas