Topo

Sobre as Águas

Experiente velejador abandona a Vandée Globe

Antonio Alonso

19/11/2016 23h00

vandeé globe

O francês Bertrand de Broc abandonou a Vandée Globe, volta ao mundo em solitário. A decisão ocorreu neste sábado (19) em águas brasileiras. O velejador tentou arrumar um problema em seu barco – chamado de MACSF – em Fernando de Noronha, mas não conseguiu. Ele chegou até a mergulhar para ver o casco, que ficou bastante danificado após uma colisão ainda no início da regata. Segundo o velejador, ficaria muito difícil passar pelo Oceano Antártico nessas condições. "Tomar essa decisão foi muito difícil, mas inevitável. Estou desapontado", disse de Broc.

O líder provisório da Vendée Globe é o inglês Alex Thomson com seu 60 pés Hugo Boss. Os velejadores deixaram a França no início de novembro para uma navegação ao redor do globo sem assistência e sem escalas. A flotilha passa pelo litoral brasileiro.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas