Topo

Sobre as Águas

Alerta para risco de colisão de barcos com baleias no litoral paulista

Antonio Alonso

28/06/2016 01h10

1

A Comissão Organizadora da 43ª edição da Semana de Vela de Ilhabela alerta aos velejadores que redobrem a atenção quanto aos obstáculos na água com grande potencial de risco à navegação, principalmente no período da noite. Nos últimos 10 dias foram registradas no litoral paulista seis baleias mortas na região. A maioria era jubartes que estariam migrando para Abrolhos.

2O alerta é importante seja durante o translado para Ilhabela com os barcos de outras cidades e estados, durante o período da competição, marcado entre 1º e 9 de julho, ou mesmo após o evento. Caso alguma equipe participante aviste obstáculos do gênero favor anotar e reportar para à sala de rádio do Yacht Club Ilhabela (YCI) as coordenadas de latitude e longitude aproximadas e, se possível, fotografar.

Repasse ainda este alerta aos seus amigos velejadores para que todos possam realizar uma navegação segura.

Segundo especialistas, a baleia-jubarte está ameaçada de extinção e não fazem parte do sudeste. A maioria das espécies é registrada no norte e os animais pode ter migrado em busca de alimento.

Mais informações:
Site oficial – svilhabela.com.br
Facebook – semanadeilhabela
Twitter – svilhabela
Instagram – svilhabela
Youtube – Semana de Vela de Ilhabela

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas