Topo

Sobre as Águas

Velejador-engenheiro apresenta projeto para parque e Marina em Floripa

Antonio Alonso

23/06/2016 11h12

AJX Tec Engenharia e Karolyne Soares Arquitetura participam de licitação para construção de Parque Urbano e Marina na Beira-mar Norte através de Parceria Público-Privada que utilizará tecnologias únicas no país.

Nos próximos dias, a Prefeitura de Florianópolis vai anunciar o projeto vencedor da licitação para a construção do Parque Urbano e Marina Beira-mar Norte. Alex Juk, engenheiro da AJX Tec Engenharia e Karolyne Soares, da Karolyne Soares Arquitetura, apresentaram um projeto diferenciado e ecológico, que faz uso de tecnologia inovadora no país.

Todo o material resultante da dragagem será usado para a criação de um aterro com baixo impacto ecológico

Todo o material resultante da dragagem será usado para a criação de um aterro com baixo impacto ecológico

"Quando começamos a desenvolver o partido do nosso projeto, o objetivo era entregar para a população de Florianópolis uma nova área de convivência, com restaurantes, praça de alimentação, parques infantis, espaço para cachorros, anfiteatro, espaço botânico e uma praia dentre outros equipamentos de lazer, além de uma marina com mais de 400 vagas molhadas. Conseguimos cumprir nosso objetivo, com um valor final realista e satisfatório para a construção do empreendimento", disse Karolyne.

 

Em uma área de 252 mil m², o projeto prevê a construção de um píer com peças flutuantes de grande dimensão, nunca antes utilizadas no Brasil, que não alteram a corrente marítima natural, pois não possuem entroncamento. Além disso, todo o material resultante da dragagem será usado para a criação de um aterro com baixo impacto ecológico, que utilizara uma técnica de construção inovadora com o uso de manta tubular e cuja construção não irá interferir no trânsito local. Esta área terá ainda uma praia, inexistente hoje em dia na Beira Mar Norte, que poderá ser usada pela população e para eventos esportivos como Vôlei de Praia ou Futebol de Areia.

 

Na água o projeto possui um posto de abastecimento com acesso pela marina para os associados e por fora dela para o público em geral, com capacidade para até sete barcos simultaneamente, além de área de manobra, embarque e desembarque. Quando entregue, a Marina terá espaço para 450 barcos em vagas molhadas e contará ainda com píer público aberto à visitação e utilização, vagas paras órgãos oficias e ainda um píer para desembarque de cruzeiros marítimos. Em terra, um estacionamento subterrâneo abrigará até 600 veículos e, por ser construído acima do nível da água, permitirá que a drenagem seja feita por gravidade ou caimento natural, contribuindo para a sustentabilidade do empreendimento.

 

O custo total do investimento do projeto da AJX tec e Karolyne Soares Arquitetura será de R$ 60 milhões, que retornarão à administradora por meio do aluguel das 450 vagas para barcos e da exploração das 10 áreas alimentação previstas no projeto e ainda do estacionamento.

 

O local onde deverá ser implantada a marina abriga hoje quiosques, trapiche, aparelhos de ginástica, além da ciclovia. Quando entregue, esta nova área irá ajudar no fomento do turismo local, que deverá aumentar o fluxo de pessoas na rede hoteleira e no polo gastronômico da rua Bocaiúva, além de criar cerca de dois mil novos postos de trabalho diretos e mais quatro mil indiretos.

 

"Sempre acreditei na vocação náutica da nossa costa e a preservação da vida passa pela cultura contemplativa e pelo conhecimento das riquezas naturais e humanas. Por isso, nosso projeto está focado em questões sócio-ecologicas. Utilizamos técnicas ainda não executadas no Brasil, que afetarão o mínimo possível o meio ambiente e não atrapalharão a vida do cidadão durante o processo de construção", disse Alex. "Acho que o navegador é o amigo do mar e, por isso, o maior interessado na preservação das águas limpas. Neste sentido, a construção de uma marina nesta área vai aumentar a visibilidade da atividade náutica e os usuários serão os agentes de combate e fiscalização ambiental", concluiu.

 

Sobre a AJX tec:

A AJX é uma empresa especializada em soluções náuticas de alta qualidade que atua na fabricação de torres, produtos náuticos e projetos de marinas. Possui uma equipe de projetistas e consultores especializados no atendimento de marinas, portos, clubes, condomínios e beira-mar, oferecendo soluções de engenharia, hidráulica, elétrica, preventivo, melhorias de layout, arquitetura e ambiental. As torres náuticas fabricadas pela AJX tec fornecem iluminação, torneiras e painéis elétricos para píeres trapiches e decks, possibilitando a individualização na medição do uso de energia elétrica e hídrica bem como a automatização de cobranças.

Sobre a Karolyne Soares Arquitetura:

Karolyne Soares é graduada em Arquitetura, Urbanismo e Design de Interiores e pós-graduanda em MBA Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura. Trabalha com projetos de arquitetura, interiores, paisagismo, urbanismo, complexos náuticos e interiores de embarcações. Trabalha em prol do desenvolvimento do setor náutico de Santa Catarina buscando conhecimento e experiência para expansão dos seus trabalhos na área náutica. Fez parte da Comitiva Brasileira de Desenvolvimento do Turismo Náutico com a missão técnica SEBRAE na Itália em 2015 e foi responsável pela reforma da Praça das Escunas no Trapiche de Canasvieiras no mesmo ano.

Texto: Peccicom Assessoria de Comunicação

Quando entregue, a Marina terá espaço para 450 barcos em vagas molhadas

Quando entregue, a Marina terá espaço para 450 barcos em vagas molhadas

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas