Topo

Sobre as Águas

Lago de Hamburgo recebe disputa inédita da Star Sailors League

Antonio Alonso

16/04/2016 16h01

SSL Lake Grand Slam in Grandson (SUI) / Studio Borlenghi

SSL Lake Grand Slam in Grandson (SUI) / Studio Borlenghi

 

Os principais velejadores da nobre classe Star terão oportunidade inédita de desfilar seus talentos no Lago de Alster, centro de Hamburgo, Alemanha, entre 3 e 7 de maio. O primeiro City Grand Slam da Star Sailors League (SSL) deverá receber cerca de 80 duplas, reunindo medalhistas olímpicos e campeões mundiais como os brasileiros Bruno Prada e Lars Grael, entre tripulações de 20 países. A premiação total será de 100 mil dólares.

As condições de vento no coração da segunda cidade mais populosa da Alemanha oferecerão um desafio à parte aos atletas, podendo variar a cada momento tanto na direção quanto na intensidade. Para completar o cenário desafiador, o lago mede apenas 2,5 x 2,5 km, aproximadamente, o que exigirá percursos com pernas curtas proporcionando assim, a dança dos barcos no Alster. Organização e velejadores ainda estimam que as regatas serão como um vídeo game ou um jogo de xadrez tridimensional.

Enquanto o timoneiro estiver no controle da embarcação, o proeiro terá de levar à prática todos seus recursos técnicos para aprimorar o rendimento em relação aos adversários que devem formar uma flotilha extremamente compacta. Os componentes naturais devem se tornar ainda mais críticos devido à interferência no regime dos ventos, dos elevados edifícios do centro da cidade, ao redor do lago.

O norte-americano George Szabo , campeão do Lake Grand Slam em setembro, na Suíça, e da SSL Finals em dezembro nas Bahamas, está otimista para o próximo desafio. "No City Grand Slam de Hamburgo vou correr novamente com Patrick Ducommun (SUI). As condições podem ser semelhantes às do lago de Neuchatel, o que nos motiva a repetir o resultado do Lake Grand Slam suíço", projeta o timoneiro mais vitorioso da SSL na temporada de 2015.

Emoção e tecnologia ao vivo – As regatas em Hamburgo serão transmitidas ao vivo na internet com comentários de especialistas e de convidados especiais do estúdio instalado no Lago de Alster. Na água, uma equipe embarcada irá produzir imagens em alta definição, mesclando gráficos em 3D às imagens em tempo real, oferecendo a telemetria das provas em detalhes. Para mais informações acesse o site oficial do SSL City Grand Slam: <b> http://city.starsailors.com</b>.

A Star Sailors League (SSL) foi criada em 2013 por velejadores para atender a necessidade dos velejadores, fortalecendo a classe ainda mais diante da exclusão do programa olímpico. O primeiro grande evento foi a SSL Finals com premiação de 200 mil dólares e vitória de Robert Scheidt e Bruno Prada, em dezembro do mesmo ano em Nassau (BAH). Em 2014, os norte-americanos Mark Mendelblat e Brian Fatih venceram a final mundial. Em 2015, George Szabo e Edoardo Natucci (ITA) foram os campeões no Caribe, após Szabo vencer o primeiro Lake Grand Slam ao lado do do suíço Duccommun, na Suíça.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas