Topo

Sobre as Águas

Barco de Ilhabela vence Campeonato Paulista de HPE 2016

Antonio Alonso

11/04/2016 23h18

Campeonato Paulista de HPE
Ginga mantém a liderança e fatura quinto título estadual da classe de 25 pés. O barco Ginga foi o campeão do 11º Campeonato Paulista de HPE, disputado pela primeira vez na Represa do Guarapiranga, em São Paulo (SP). O quarteto formado por Breno Chvaicer, José Vicente Melo Monteiro, Ronion Silva e Gabriel Silva faturou seu quinto título estadual e o quarto na sequência. O Ginga terminou a competição com 20 pontos perdidos em nove regatas (com um descarte), sete pontos de vantagem para o vice-campeão, o Pajero – barco comandado por Eduardo Souza Ramos. Neste domingo (10), último dia de provas, os ventos variaram de 10 a 12 nós soprando de Sul.

"O desempenho foi muito bom da nossa equipe! Até a última regata nada estava decidido, o que aumentou o nível das provas. Foram muitas trocas de posição, mas prevaleceu o nosso entrosamento e a calma nos momentos de maior dificuldade. Controlamos bem a situação", disse o comandante Breno Chvaicer.

Além do título de 2016, o Ginga conquistou o Campeonato Paulista de HPE nos anos de 2011, 2013, 2014 e 2015. O evento de 2012 foi vencido pelo Avanto (Dario Galvão). O objetivo do barco vencedor será retomar o título brasileiro da categoria, que será disputado em novembro, no Rio de Janeiro (RJ). O Ginga ganhou o nacional de HPE em 2011 e 2013.

O Campeonato Paulista de HPE teve como palco a Guarapiranga pela primeira vez. Os velejadores e a organização aprovaram a variação de mar para represa, o que pode ampliar a flotilha na capital paulista. "Foi um campeonato muito acirrado na represa, com regatas pegadas e mudanças de posição a cada montagem de boia. Velejar na represa é diferente, pois o vento ronda demais, o que exige mais atenção dos atletas. Conseguimos colocar em prática nove regatas e acredito que a experiência deu certo", disse Cuca Sodré, representante da comissão de regatas.

A medalha de prata ficou com o Pajero (Eduardo Souza Ramos), seguido por Atrevido (Fábio Bocciarelli), L200 Triton (Maurício Bueno) e Takeasuauer (Maurício Ashauer). O campeonato contou com a participação de 17 barcos.

Saiba mais sobre os HPE

Os HPE 25 são produzidos pelo estaleiro Zonda Boats de Indaiatuba e a flotilha no Brasil tem 55 veleiros. Com projeto inovador, processo de fabricação e materiais especiais, este veleiro de 25 pés é leve, resistente, veloz e fácil de manobrar. Devido a essas características, a classe tem atraído vários adeptos que vão de velejadores com grande experiência a iniciantes, pois, seu deck de layout simples e eficiente e o uso de um enrolador para a buja, permitem que o HPE25 seja facilmente velejado por duas pessoas.

O 11º Campeonato Paulista de HPE é uma realização do Yacht Club Paulista e da Associação Brasileira de HPE25, com apoio da Regatta. Mais informações no site www.ycp.com.br

Foto: Flávio Perez – Onboard Sports

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas